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Tipo: Tese
Título: Uso de ferramentas para aferição do raciocínio clínico no ensino de estudantes de medicina em um cenário hospitalar: estudo randomizado controlado
Autor(es): Grünewald, Sabrine Teixeira Ferraz
Primeiro Orientador: Lucchetti, Giancarlo
Co-orientador: Ezequiel, Oscarina da Silva
Membro da banca: Moutinho, Ivana Lúcia Damásio
Membro da banca: Rezende, Alice Belleigoli
Membro da banca: Nunes, Maria do Patrocínio Tenório
Membro da banca: Conde, Simone Regina Souza da Silva
Resumo: Introdução: Na educação em saúde, o raciocínio clínico é um componente essencial para as interações com pacientes e colegas de profissão, envolvendo a síntese de dados clínicos e investigativos, com o objetivo de gerar e priorizar um diagnóstico diferencial e informar planos de tratamento seguros e precisos. O ensino do raciocínio clínico conta com diversas estratégias, dentre elas o uso de ferramentas estruturadas como preceptor minuto (OMP) e o SNAPPS (Summarize relevant patient history and findings; Narrow the differential; Analyze the differential; Probe the preceptor about uncertainties; Plan management; Select case-related issues for self-study), que visam facilitar o aprendizado e otimizar as apresentações de casos clínicos pelos estudantes. As pesquisas disponíveis sobre essas ferramentas são em sua maioria quase-experimentais e limitadas ao contexto ambulatorial, e poucos estudos realizaram comparação entre OMP e SNAPPS. Objetivos: Avaliar a efetividade das estratégias OMP e SNAPPS quanto ao ensino da competência de raciocínio clínico para estudantes de graduação em medicina em cenário hospitalar, em comparação a um grupo controle (i.e. ensino tradicional). Método: Estudo de intervenção educacional randomizado controlado, sobre o impacto das estratégias educacionais OMP e SNAPPS para o desenvolvimento de competência de raciocínio clínico nos estudantes do internato do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no período de julho de 2018 a dezembro de 2019. Os estudantes foram avaliados em ambiente simulado, através de pré e pós-testes, em ambiente de mundo real, e com a Escala de Reflexão da Aprendizagem e o Inventário de Raciocínio Diagnóstico. Resultados: Um total de 256 estudantes foram incluídos no estudo, sendo 86 no grupo controle, 83 no grupo OMP e 87 no grupo SNAPPS. No pré-teste, os grupos foram semelhantes em relação as variáveis avaliadas. No pós-teste, os grupos OMP e SNAPPS tiveram desempenhos significativamente melhores que o controle para todos os desfechos estudados no ambiente simulado e no mundo real, e o SNAPPS apresentou resultados superiores aos dos grupos OMP para o tempo de discussão, escore de qualidade de apresentação do caso, escore de desempenho do estudante, número de diagnósticos diferenciais apresentados e justificados. Na percepção de estudantes e preceptores, o OMP foi ligeiramente mais bem avaliado que o SNAPPS, e ambos tiveram melhor pontuação que o controle. Conclusões: O ensino do raciocínio clínico é parte importante da formação médica, e o uso de ferramentas que organizem esse processo tem um potencial de facilitar o desempenho dos estudantes. Os resultados apontam que o uso das estratégias OMP e SNAPPS são promissoras para o ensino da competência de raciocínio clínico, também em um cenário de ensino hospitalar para estudantes de graduação, sendo ferramentas a serem divulgadas e incorporadas aos currículos médicos.
Abstract: Introduction: Clinical reasoning is essential for interactions with patients and professional colleagues. It involves the synthesis of clinical and investigative data to generate and prioritize a differential diagnosis and recommend safe and accurate treatment plans. Clinical reasoning education involves the use of several approaches, such as the One-Minute Preceptor (OMP) model and SNAPPS (Summarize relevant patient history and findings; Narrow the differential; Analyze the differential; Probe the preceptor about uncertainties; Plan the management; Select case-related issues for self-study). These approaches aim to facilitate students’ learning and optimize their clinical case presentations. The available research on these approaches is mostly quasi-experimental and limited to the outpatient setting, and few studies have compared OMP and SNAPPS. Objectives: To evaluate the effectiveness of OMP and SNAPPS in teaching clinical reasoning competence to undergraduate medical students in a hospital setting as compared to a control group (i.e., traditional teaching). Method: A randomized controlled educational intervention study on the impact of OMP and SNAPPS educational approaches in developing clinical reasoning competence in undergraduate medical students at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) was conducted from July 2018 to December 2019. Students were assessed through preand post-tests in a simulated environment and in the real-world environment, using the Learning Reflection Scale and the Diagnostic Reasoning Inventory. Results: A total of 256 students were included in the study, with 86 in the control group, 83 in the OMP group, and 87 in the SNAPPS group. In the pre-test, all three groups were similar in relation to the variables evaluated. In the post-test, the OMP and SNAPPS groups performed significantly better than the control group for all outcomes studied in the simulated environment and the real world. Furthermore, SNAPPS showed superior results than the OMP groups for discussion time, case presentation quality score, student performance score, and the number of differential diagnoses presented and justified. Students and preceptors perceived OMP to be slightly better rated than SNAPPS, while both scored better than the control. Conclusions: Teaching clinical reasoning is an important part of medical training, and using approaches that help structure this process can facilitate student performance. The results indicate that the use of OMP and SNAPPS approaches is promising for teaching clinical reasoning competence, especially in a hospital teaching setting for undergraduate students; therefore, such approaches should be recommended and incorporated into medical curricula.
Palavras-chave: Educação médica
Resolução de problemas
Estudantes de medicina
Diagnóstico diferencial
Preceptor minuto
SNAPPS
Raciocínio clínico
Education
Medical
Problem solving
Students
Medical
Diagnosis
Differential
One-minute preceptor
Clinical reasoning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15526
Data do documento: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde (Teses)



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