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Type: Dissertação
Title: Modelagem do fenômeno de flutter pela CFD de perfis retangulares com diferentes razões de aspecto
Author: Fronczak, Juliema
First Advisor: Hallak, Patrícia Habib
Referee Member: Barbosa, Flávio de Souza
Referee Member: Elias, Renato Nascimento
Resumo: Algumas estruturas flexíveis tendem a apresentar vibrações causadas pela interação com o vento. Estes eventos são denominados fenômenos aeroelásticos e causam desconforto aos usuários podendo chegar ao colapso estrutural. Dos principais fenômenos aeroelásticos observados, citam-se o flutter, que é caracterizado por vibrações divergentes associadas ao acoplamento dos modos de flexão vertical e torção. Dentre as ferramentas disponíveis para o estudo destes fenômenos, tem-se a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFDComputational Fluid Dynamic), que utiliza conceitos inerentes aos métodos discretos para a solução de equações diferenciais associadas ao movimento do corpo e do fluido. Esta pesquisa tem por finalidade investir nesta vertente computacional para aplicar os conhecimentos a casos reais de estruturas. Propõe-se uma metodologia acoplada entre os sistemas dinâmico estrutural e o meio fluido, por meio de simplificações do modelo físico real. Dessa forma, emprega-se a metodologia que se baseia na formulação proposta por Scanlan e Tomko (1971), que atribui a linearidade entre as leis de movimento e as funções de força, de tal modo que, haja uma sobreposição nos espaços de frequência e graus de liberdade. Neste contexto, a primeira análise para um caso estático, consiste na obtenção dos coeficientes aerodinâmicos de arrasto, sustentação e momento, para retângulos com diferentes razões de aspectos. Na segunda análise, foram obtidas os coeficientes de flutter, impondo-se aos corpos vibrações forçadas nas frequências de interesse e avaliando-se as amplitudes das forças aerodinâmicas associadas a esses movimentos. As análises foram realizadas para seções bidimensionais retangulares, para diferentes razões de aspecto e diferentes modelos de turbulência foram adotados, tais como: k-𝜀, k-𝜔 𝑆𝑆𝑇 e k-𝜔 𝑆𝑆𝑇 𝐿𝑀. As equações incompressíveis de Navier-Stokes foram resolvidas através de um modelo numérico proposto e realizadas através do código fonte aberto OpenFOAM. Por fim, a terceira análise baseou-se na estimativa da velocidade crítica de flutter. Para a validação da pesquisa, os resultados foram comparados com os dados numéricos e experimentais presentes na literatura, obtendo-se resultados satisfatórios.
Abstract: Some flexible structures tend to exhibit vibrations caused by interaction with the wind. These events are called aeroelastic phenomena and may cause discomfort and structural collapse. Flutter is the main aeroelastic phenomena observed in structures, which is characterized by the coupling of vertical bending and torsion modes and, in many cases, the vibrations diverge and can lead to the structure collapse. Among the tools available for the study of these phenomena, there is computational fluid dynamics (CFD), which uses concepts inherent to discrete methods for the solution of differential equations associated with the motion of the body and the fluid. This research aims to explore in this computational tool applied to real cases. A coupled methodology between the structural dynamic systems and the fluid medium is proposed, through simplifications of the real physical model. In this way, a methodology based on the research of Scanlan e Tomko (1971) is used, which attributes the linearity between the laws of motion and the force functions, in such a way that there is an overlap in the spaces of frequency and degrees of freedom. In this context, the first analysis for a static case resides in obtaining the aerodynamic coefficients of drag, lift and pitch, for rectangles with different aspect ratios. In the second analysis, the amplitudes of vertical and torsional displacements were evaluated to calculate and obtain the critical velocity. Through aerodynamic and aeroelastic analyzes of the studied rectangular sections, different turbulence models were adopted, such as: 𝑘 − 𝜀, k-𝜔 𝑆𝑆𝑇 and k-𝜔 𝑆𝑆𝑇 𝐿𝑀. The incompressible Navier-Stokes equations were solved using a proposed numerical model and performed using the open source OpenFOAM®. For the validation of the research, the results were compared with the numerical and experimental data present in the literature.
Keywords: Instabilidade aerodinâmica
Dinâmica dos fluidos computacional
Coeficientes de flutter
Seções retangulares
Aerodynamic instability
Computational fluid dynamics
Flutter derivatives
Rectangular cylinder
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15423
Issue Date: 16-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



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