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Tipo: Dissertação
Título: Ciência cidadã em área endêmica de leishmanioses: uma experiência com estudantes da educação básica
Autor(es): Oliveira, Mariana Alcântara
Primeiro Orientador: Campos, Renata Bernardes Faria
Co-orientador: Souza, Guilherme Antunes de
Membro da banca: Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
Membro da banca: Oliveira, Dirce Ribeiro de
Resumo: O Brasil está entre os seis países do mundo com maior número de casos de leishmanioses, que é associada ao avanço do desmatamento e mudanças ambientais, podendo ser agravada pela desnutrição e dificuldades ao acesso à serviços de saúde. O objetivo da pesquisa é analisar uma experiência investigativa, realizada por meio da Ciência Cidadã com estudantes do ensino médio sobre leishmanioses que, por sua vez, objetivou possibilitar o aprendizado do tema e do processo da construção do conhecimento científico de modo simultâneo. Participaram 48 estudantes do 1º ano do ensino médio de tempo integral em uma escola da rede pública de Governador Valadares, especificamente em um bairro onde a doença é endêmica. Por meio do protagonismo, ensino investigativo e Ciência Cidadã esse trabalho permitiu a busca e reflexão acerca de quais locais favorecem com a presença e proliferação dos vetores das leishmanioses. Assim, os estudantes construíram conhecimento sobre a enfermidade e uma análise ambiental das áreas de risco da doença no bairro, além, o estudo potencializou a formação de cidadãos agentes de mudanças nos locais onde vivem.
Abstract: Brazil is among the six countries in the world with the highest number of cases of leishmaniosis, which is associated with the advance of deforestation and environmental changes and can be aggravated by malnutrition and difficulties in accessing health services. This research aimed to study an investigative experience carried out with high school students about leishmaniosis through Citizen Science, which, in turn, aimed to make possible the learning of the subject and the process of construction of scientific knowledge simultaneously. Forty-eight students from the 1st year of full-time high school participated in a public school in Governador Valadares, specifically in a neighborhood where the disease is endemic. Through protagonism, investigative teaching and Citizen Science, this work allowed the search and reflection on which places favor the presence and proliferation of vectors of leishmaniasis. The students built the knowledge and one environmental analysis of the risky areas of the disease in the neighborhood, in addition, the study potentiated the formation of citizens agents of change in the places where they live.
Palavras-chave: Doenças negligenciadas
Educação em saúde
Ensino de biologia
Ensino médio
Ensino por investigação
Neglected diseases
Health education
Biology teaching
High school
Teaching by investigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15291
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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