Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14468
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alinemonteirodesouza_barbaraaraujobicalhocesar.pdf1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Nível de conhecimento sobre dor entre acadêmicos do curso de fisioterapia dos campi da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Souza, Aline Monteiro de
César, Bárbara Araújo Bicalho
Orientador: Forechi, Ludimila
Co-orientador: Zacaron, Katy Andrade Monteiro
Miembros Examinadores: Nogueira, Nathálya Gardênia de Holanda Marinho
Miembros Examinadores: Soriano, Renato Nery
Resumo: O conceito e estudo sobre a dor tem ampliado nos últimos anos. Para uma abordagem terapêutica mais satisfatória dos pacientes com dor, é necessário que as instituições de ensino superior garantam o preparo adequado aos futuros profissionais da área da saúde. O presente estudo tem como objetivo identificar o nível do conhecimento sobre neurofisiologia, crenças e atitudes acerca da dor entre os estudantes dos diferentes períodos dos cursos de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para isso, 95 acadêmicos do curso de Fisioterapia dos campi da UFJF, Governador Valadares (GV) e Juiz de Fora (JF), regularmente matriculados no primeiro semestre de 2021, responderam a um questionário eletrônico. O questionário continha 43 questões sobre características sociodemográficas, experiência pessoal de dor crônica, ensino de dor na UFJF, o “Questionário Neurofisiológico da dor” (NPQ) e a “Escala de Atitudes e Crenças’’. Os dados foram avaliados considerando o nível de significância de 95%. Como resultado, o nível de conhecimento sobre neurofisiologia da dor foi similar entre os estudantes que autorrelataram estar nos períodos iniciais ou finais do curso. A média do escore de respostas do NPQ foi de 7 pontos, representando uma média de 58,8% de acertos. O ensino na UFJF sobre dor foi considerado regular, e há maior convicção na relação entre dor e dano tecidual. Apesar disso, a maior parte dos estudantes concordam que exercícios e educação em dor podem colaborar para o tratamento. Os discentes consideraram que o conteúdo dor merece lugar de destaque no currículo do curso de fisioterapia, através de uma abordagem inter ou transdisciplinar. O autorrelato de participação prévia em cursos/simpósios/palestras/live sobre dor crônica não melhorou o nível de conhecimento sobre neurofisiologia da dor. Como conclusão, o nível do conhecimento sobre neurofisiologia, crenças e atitudes acerca da dor entre os estudantes dos diferentes períodos dos cursos de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é insuficiente ou com conceitos errôneos. São necessários estudos mais aprofundados para a obtenção de resultados mais consistentes.
Resumen : The concept and study of pain has expanded in recent years. For a more satisfactory therapeutic approach to patients with pain, it is necessary that higher education institutions ensure the adequate preparation of future health professionals. The present study aims to identify the level of knowledge about neurophysiology, beliefs and attitudes about pain among students from different periods of the Physical Therapy undergraduate courses at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). For this purpose, 95 undergraduate students of the Physical Therapy course at the UFJF, Governador Valadares (GV) and Juiz de Fora (JF) campuses, regularly enrolled in the first semester of 2021, answered an electronic questionnaire. The questionnaire contained 43 questions about sociodemographic characteristics, personal experience of chronic pain, pain teaching at UFJF, the "Neurophysiological Pain Questionnaire" (NPQ) and the "Attitudes and Beliefs Scale". The data were evaluated considering the significance level of 95%. As a result, the level of knowledge about the neurophysiology of pain was similar among students who self-reported being in the early or late course periods. The mean NPQ response score was 7 points, representing a mean of 58.8% of correct answers. Teaching about pain at UFJF was considered regular, and there is greater conviction in the relationship between pain and tissue damage. Despite this, most students agree that exercises and pain education can collaborate to treatment. The students considered that the pain content deserves a prominent place in the curriculum of the physical therapy course, through an inter or transdisciplinary approach. The self-report of previous participation in courses/symposia/lectures/live on chronic pain did not improve the level of knowledge about neurophysiology of pain. In conclusion, the level of knowledge about neurophysiology, beliefs and attitudes about pain among students from different periods of the Physical Therapy undergraduate courses at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) is insufficient or with misconceptions. Further studies are needed to obtain more consistent results.
Palabras clave : Dor persistente
Neurofisiologia da dor
Abordagem da dor
Graduação
Persistent pain
Neurophysiology of pain
Approach to pain
Undergraduate courses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14468
Fecha de publicación : 9-ago-2022
Aparece en las colecciones: Fisioterapia - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons