Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13956
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sandrojoselourençoferreira.pdfPDF/A2.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias para ampliação das práticas do ensino: a importância pedagógica do laboratório de produção audiovisual na formação profissional de jornalistas
Autor(es): Ferreira, Sandro José Lourenço
Primeiro Orientador: Colchete Filho, Antonio Ferreira
Membro da banca: Braida, Frederico
Membro da banca: Rodrigues, Flávio Lins
Membro da banca: Almeida, Lucas Gamonal Barra de
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o uso do laboratório em atividades práticas das disciplinas Telejornalismo e Laboratório de Telejornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF) e a contribuição da atuação de equipe técnica – Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e funcionários terceirizados – para o processo de ensino-aprendizagem, focado na formação profissional. A pesquisa apresentou a seguinte questão norteadora: como aprimorar a atuação técnica no processo de ensino-aprendizagem no curso de Jornalismo da UFJF? O trabalho descreveu o que o currículo do curso propõe em relação à formação profissional, as atribuições dos técnicos envolvidos na realização de atividades práticas laboratoriais de ensino e os respectivos desafios ao desempenho do papel técnico no processo de ensinoaprendizagem, analisando as causas das principais dificuldades enfrentadas pela equipe técnica em atender satisfatoriamente às atividades no laboratório. A fundamentação teórica trouxe conceitos e discussões quanto a: currículo (teoria e prática), ensino, formação e profissão de Jornalismo; gestão e prática pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem; laboratório de telejornalismo e formação profissional; e atuação técnica e o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa de campo, de metodologia qualitativa, foi realizada a partir da aplicação de questionário a professores e alunos, além de entrevistas semiestruturadas com técnicos (TAEs e funcionário terceirizado). No Plano de Ação Educacional (PAE), foram sugeridas ações para se otimizarem a utilização e o funcionamento do espaço laboratorial e a respectiva atuação técnica, de modo a contribuir mais significativamente para a formação profissional dos graduandos, dentro das propostas curriculares do curso.
Abstract: This dissertation aims to study the use of the laboratory in practical activities of the disciplines Telejournalism and Telejournalism Laboratory at the School of Communication of the Federal University of Juiz de Fora (FACOM/UFJF) and the contribution of the technical team - Administrative Technicians in Education (TAEs) and outsourced employees - to the teaching-learning process, focused on professional training. The piece of research presented the following guiding question: how to improve the technical performance in the teaching-learning process in the Journalism course at UFJF? The study described what the course curriculum proposes concerning professional training, the attributions of the technicians involved in carrying out practical teaching laboratory activities, and the respective challenges to the performance of the technical role in the teaching-learning process, analyzing the causes of the main difficulties faced by the technical team in satisfactorily meeting the laboratory activities. The theoretical framework brought concepts and discussions regarding curriculum (theory and practice), teaching, training, and the journalism profession; pedagogical management and practice and the teachinglearning process; television journalism laboratory and professional training; and technical performance and the teaching-learning process. The field research of qualitative methodology was carried out from the application of a questionnaire to teachers and students, in addition to semi-structured interviews with technicians (TAEs and outsourced employees). In the Educational Action Plan (PAE), actions were suggested to optimize the use and functioning of the laboratory space and the respective technical performance, in order to contribute more significantly to the professional training of undergraduate students, within the curricular proposals of the course.
Palavras-chave: Currículo
Laboratório
Ensino-aprendizagem
Formação profissional
Jornalismo
Comunicação
Curriculum
Laboratory
Teaching-learning
Professional training
Journalism
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00419
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13956
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons