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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comportamento sedentário, prática de atividade física e presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports
Autor(es): Patrício, Lander Assunção
Primeiro Orientador: Carvalho, Pedro Henrique Berbert de
Membro da banca: Silva, Cristiano Diniz da
Membro da banca: Queiroz, Andréia Cristiane Carrenho
Resumo: O eSport vem crescendo em audiência e número de jogadores. Contudo, há uma carência de estudos sobre os efeitos de jogos eletrônicos competitivos sobre comportamentos relacionados à saúde e saúde mental. Desta forma, o presente estudo avaliou o comportamento sedentário, o nível de prática de atividade física e a presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports. Trata-se de estudo transversal, descritivo e associativo que foi realizado com 40 jogadores de elite. Os participantes responderam a um conjunto de questionários de modo online. Observou-se elevado tempo médio diário de jogo (> 5,5 horas) e de uso de computador (> 9 horas), e elevado comportamento sedentário semanal (> 81 horas). Sofrimento mental foi identificado em 57,5% dos jogadores. O nível de prática de atividade física foi baixo. Por fim, o tempo de prática em jogos eletrônicos e o nível de prática de atividade física estiveram associados à participação em competições (p < 0,05).
Abstract: eSport has been growing in audience and number of players. However, there is a lack of studies on the effects of competitive electronic games on health- related behaviors and mental health. Thus, the present study evaluated sedentary behavior, the level of physical activity and the presence of mental suffering in elite eSports players. This is a cross-sectional, descriptive and associative study carried out with 40 elite players. Participants answered a set of questionnaires online. There was a high average daily time playing games (> 5 hours) and using computer (> 9 hours), and high week sedentary behavior (> 81 hours). Mental suffering was identified in 57.5% of the players. The level of physical activity practice was low. Finally, the practice time in electronic games and physical activity level were associated with participation in competitions (p < .05).
Palavras-chave: Tempo de tela
Jogos de vídeo
Exercício físico
Transtornos mentais
Screen time
Video game
Exercise
Mental disorders
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13466
Data do documento: 1-Set-2021
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