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dc.contributor.advisor1Carvalho, Pedro Henrique Berbert de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331384290036823pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cristiano Diniz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0827232521004284pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Andréia Cristiane Carrenho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542998551712168pt_BR
dc.creatorPatrício, Lander Assunção-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808420455552880pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T18:05:01Z-
dc.date.available2021-09-27-
dc.date.available2021-09-28T18:05:01Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13466-
dc.description.abstracteSport has been growing in audience and number of players. However, there is a lack of studies on the effects of competitive electronic games on health- related behaviors and mental health. Thus, the present study evaluated sedentary behavior, the level of physical activity and the presence of mental suffering in elite eSports players. This is a cross-sectional, descriptive and associative study carried out with 40 elite players. Participants answered a set of questionnaires online. There was a high average daily time playing games (> 5 hours) and using computer (> 9 hours), and high week sedentary behavior (> 81 hours). Mental suffering was identified in 57.5% of the players. The level of physical activity practice was low. Finally, the practice time in electronic games and physical activity level were associated with participation in competitions (p < .05).pt_BR
dc.description.resumoO eSport vem crescendo em audiência e número de jogadores. Contudo, há uma carência de estudos sobre os efeitos de jogos eletrônicos competitivos sobre comportamentos relacionados à saúde e saúde mental. Desta forma, o presente estudo avaliou o comportamento sedentário, o nível de prática de atividade física e a presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports. Trata-se de estudo transversal, descritivo e associativo que foi realizado com 40 jogadores de elite. Os participantes responderam a um conjunto de questionários de modo online. Observou-se elevado tempo médio diário de jogo (> 5,5 horas) e de uso de computador (> 9 horas), e elevado comportamento sedentário semanal (> 81 horas). Sofrimento mental foi identificado em 57,5% dos jogadores. O nível de prática de atividade física foi baixo. Por fim, o tempo de prática em jogos eletrônicos e o nível de prática de atividade física estiveram associados à participação em competições (p < 0,05).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTempo de telapt_BR
dc.subjectJogos de vídeopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.subjectScreen timept_BR
dc.subjectVideo gamept_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectMental disorderspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleComportamento sedentário, prática de atividade física e presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSportspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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