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Tipo: Dissertação
Título: As clínicas de estágio de urgência odontológica da Faculdade de Odontologia da UFJF: desafios e perspectivas
Autor(es): Mendonça, Patrícia Chaves de
Primeiro Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Co-orientador: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Souza, Helton Nonato de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute questões envolvendo o atendimento de urgência odontológica na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (FO-UFJF). As evidências acerca das questões críticas envolvendo o atendimento nas clínicas da FO-UFJF demonstram que a demanda por atendimento nas Clínicas de Estágio de Urgência Odontológica I e II é maior que as vagas disponíveis. Com isso, um dos desafios observados nas clínicas é que a organização do atendimento é feita de acordo com a ordem de chegada dos pacientes. Desse modo, não há uma classificação dos pacientes que priorize casos mais graves e garanta um atendimento com equidade, o que significa dizer que não há protocolo de classificação de risco. Além disso, nas Clínicas de Urgência, a resolutividade do atendimento também é uma questão crítica, visto que há um grande número de procedimentos que são apenas parciais, necessitando de encaminhamento para outras clínicas em que o tratamento será complementado, porém sem um processo de referenciamento adequado e com a possibilidade de o paciente não ser atendido no momento necessário. Outro ponto crítico é a longa espera por atendimento, que pode agravar o quadro clínico do paciente, levando, muitas vezes, à perda de elementos dentais. Diante da situação apresentada, a questão de pesquisa foi: Quais os desafios enfrentados no contexto das Clínicas de Estágio de Urgência Odontológica da Faculdade de Odontologia da UFJF no que se refere à demanda de atendimento dos pacientes? Com isso, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as dificuldades vivenciadas nas Clínicas de Estágio de Urgência Odontológica, envolvendo questões referentes à demanda de atendimento dos pacientes e critérios de classificação, abordando resolutividade e referenciamento. A metodologia de pesquisa foi quanti-qualitativa baseada em dados levantados a partir de prontuários e listas de espera para o atendimento, além de entrevistas semi estruturadas direcionadas a alunos estagiários, preceptores e à Coordenação das Clínicas de Estágio de Urgência Odontológica I e II da FO-UFJF. Os resultados apontam para a necessidade de se adotarem medidas com o objetivo de otimizar o processo de atendimento, garantindo os princípios estabelecidos pelo SUS, bem como os direitos referentes a atendimento prioritário, em conjunto com a melhoria de recursos. Diante desses resultados, como Plano de Ação Educacional, foram propostas medidas que incluem a adoção de um Protocolo de Classificação de Risco, que pode contribuir para um atendimento mais igualitário e pautado nos princípios da universalidade, integralidade e equidade, observando critérios que considerem a gravidade de cada quadro e contemplando também os casos de atendimento prioritário previstos em lei, além de medidas complementares que envolvem a criação de prontuário eletrônico, projetos de prevenção em saúde bucal, reuniões periódicas e campanhas de divulgação e sensibilização sobre o funcionamento das Clínicas de Urgência junto aos envolvidos no processo de atendimento, sejam pacientes, sejam profissionais e alunos.
Abstract: The present dissertation was developed in the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied will discuss issues involving dental emergency care at the Faculty of Dentistry of the Federal University of Juiz de Fora (FO-UFJF). Evidence of the critical issues surrounding the attendance at the FO-UFJF clinics shows that the demand for care is greater than the capacity care, which, in fact, happens in the Clinics of Stage I and II Urgency. One of the challenges observed in the clinics is that the service is not scheduled, and the order of care is done according to the order of incoming of the patients. Thus, there is no model of classification of patients that prioritizes cases that are more serious and guarantees a service with equity, which means that there is no protocol of classification of risk. Moreover, in urgency clinics, the resolution of care is also a critical issue, since many procedures are only partial, requiring referral to other clinics where the patients can complete the treatment. Another critical point is the long wait for care, which can aggravate the patient's clinical condition, often leading to loss of dental elements in this process. In view of thepresented situation, the following research question was defined: What are the challenges faced in the context of the Dental Urgency Stage Clinics of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) regarding the demand for patient care? With this, the general objective of this research is to analyze the difficulties experienced in the Dental Urgency Stage Clinics, involving questions related to the demand for patient care and classification criteria, also addressing the resolution of the care, as well as the referencing system. On the other hand, the theoretical reference will address the attendance of dependents of the SUS as a social function of the UFJF and the functioning of the Dentistry courses and patient care in other HEIs, as well as the laws that regulate the process of formation of Dental Surgeons. The research methodology was quanti-qualitative based on analysis of evidence gathered from medical records and waiting lists for care and, later, semi-structured interviews directed to trainee students, preceptors and to the Coordination of Clinics of Emergency Urgency Stage I and II of FO-UFJF. The results indicated the need to adopt measures in order to optimize the care process, guaranteeing the principles established by the SUS, as well as the rights regarding priority care, together with the improvement of resources. Owing to these results, as an Educational Action Plan, measures were proposed that include the adoption of a Risk Classification Protocol that can contribute to a more equitable care and based on the principles of universality, integrality and equity, observing criteria that consider the severity of each table and also covering the cases of priority care provided by law, as well as complementary measures involving the creation of electronic medical records, standard form for anamnesis / screening, oral health prevention projects and campaigns for publicizing and raising awareness about the operation of clinics of urgency with those involved in the care process, whether patients, professionals or students.
Palavras-chave: Urgência odontológica
Classificação de risco
Estágio supervisionado em Faculdade de Odontologia
Instituições de ensino superior
Dental urgency
Risk rating
Supervised internship at Faculty of Dentistry
Higher education institutions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11555
Data do documento: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
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