Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11309
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rafaelaaparecidadeabreu.pdf637.85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Literatura infantil: um saberfazer possível no ensino da matemática
Autor(es): Abreu, Rafaela Aparecida de
Orientador: Silva, Jane Maria Braga
Miembros Examinadores: Carneiro, Reginaldo Fernando
Miembros Examinadores: Oliveira, Sandra Alves de
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “Literatura infantil: um saberfazer possível no ensino da matemática”, emergiu a partir de indagações e de reflexões sobre e com a minha prática docente na perspectiva da construção de um processo de ensinoaprendizagem mais prazeroso, significativo e contextualizado. Buscando compreender como a literatura infantil, através da resolução de problemas, pode auxiliar no processo de ensinoaprendizagem da matemática e na formação do sujeito, realizei um trabalho, no primeiro semestre de 2019, com a minha turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada no interior do Estado de Minas Gerais. Na tessitura deste texto, utilizei como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológica a pesquisa no/do/com o cotidiano escolar. E como materialidade de estudo, narrativas construídas a partir da minha prática docente. Esse exercício se faz numa escrita narrativa que é uma outra forma de organização textual procurando evidenciar que a literatura infantil conectada com a resolução de problemas no ensino da matemática auxilia na formação do pensamento crítico, reflexivo e criativo da criança.
Resumen : This research, entitled “Children's Literature: a possible know-how in the teaching of mathematics”, emerged from questions and reflections on and with my teaching practice in the perspective of building a more enjoyable, meaningful and contextualized teaching process. Seeking to understand how children's literature, through problem solving, can help in the teaching-learning process of mathematics and in the formation of the student, I managed a work, in the first semester of 2019, with my 4th grade elementary school class, located in the interior of the state of Minas Gerais. In the tessitura of this text, I used as a theoretical-political-epistemological-methodological perspective the research in / with / inside the school daily life. And as a materiality of study, narratives constructed from my teaching practice. This exercise is done in narrative writing which is another form of textual organization, trying to show that children's literature connected with problem solving in mathematics teaching helps children in the formation of critical, reflective and creative thinking.
Palabras clave : Literatura infantil
Ensino da matemática
Resolução de problemas
Cotidiano escolar
Narrativa
Children's literature
Mathematics teaching
Problem solving
School daily life
Narrative
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11309
Fecha de publicación : 13-sep-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons