Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10995
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raquellilianleandroandrade.pdf343.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação docente continuada: trabalho com professoras da educação infantil com crianças com paralisia cerebral
Autor(es): Andrade, Raquel Lilian Leandro
Primeiro Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Membro da banca: Oliveira, Juliana Célia de
Membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: O trabalho aqui apresentado é o relato da intervenção pedagógica realizada com professoras da educação infantil de uma escola da rede pública da prefeitura de Belo Horizonte. As professoras possuem entre 2 e 5 anos de experiência na Educação Infantil, mas nenhum curso referente a Educação Especial. O objetivo principal foi proporcionar subsídios teóricos básicos para que assim pudessem se sentir subsidiadas para construir em conjunto um trabalho efetivo de qualidade com crianças com paralisia cerebral. Partimos do pressuposto de que é necessário possibilitar, no espaço da própria escola, experiência de formação continuada e acreditamos que a formação entre pares, compartilhando as experiências, as dificuldades e os êxitos sejam elementos importantes para a constituição de uma prática inclusiva. Por isso, este trabalho busca problematizar os desafios encontrados a partir da inserção de uma criança com paralisia cerebral. Indagamo-nos sobre qual é o papel da escola, como acontece a relação com a família e quais são as questões colocadas para as professoras no cotidiano institucional
Abstract: -
Palavras-chave: Formação continuada
Educação infantil
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10995
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons