Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10995
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquellilianleandroandrade.pdf343.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formação docente continuada: trabalho com professoras da educação infantil com crianças com paralisia cerebral
Author: Andrade, Raquel Lilian Leandro
First Advisor: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Referee Member: Oliveira, Juliana Célia de
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: O trabalho aqui apresentado é o relato da intervenção pedagógica realizada com professoras da educação infantil de uma escola da rede pública da prefeitura de Belo Horizonte. As professoras possuem entre 2 e 5 anos de experiência na Educação Infantil, mas nenhum curso referente a Educação Especial. O objetivo principal foi proporcionar subsídios teóricos básicos para que assim pudessem se sentir subsidiadas para construir em conjunto um trabalho efetivo de qualidade com crianças com paralisia cerebral. Partimos do pressuposto de que é necessário possibilitar, no espaço da própria escola, experiência de formação continuada e acreditamos que a formação entre pares, compartilhando as experiências, as dificuldades e os êxitos sejam elementos importantes para a constituição de uma prática inclusiva. Por isso, este trabalho busca problematizar os desafios encontrados a partir da inserção de uma criança com paralisia cerebral. Indagamo-nos sobre qual é o papel da escola, como acontece a relação com a família e quais são as questões colocadas para as professoras no cotidiano institucional
Abstract: -
Keywords: Formação continuada
Educação infantil
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10995
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons