Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10701
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciomaurobentofernandes.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação entre a sala de aula e a nuvem: Google educacional como uma perspectiva de inovação no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Fernandes, Lúcio Mauro Bento
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Membro da banca: Romero, Sheila Rigante
Resumo: O presente trabalho refere-se à personalização das ações de ensino e aprendizagem, frente a um novo modelo social permeado pelas tecnologias da informação e comunicação, com o objetivo de implementar situações que permitam a construção de conhecimento envolvendo o acompanhamento e assessoramento constante do aprendiz. Diante disso, por acreditar que a ferramenta Google Sala de Aula e o modelo de ensino híbrido laboratório rotacional apresentam tal potencial, elaboramos como uma proposta de ensino para o conteúdo de Termodinâmica, um plano de aula com o intuito de contribuir para a inserção do aluno no processo de produção e transformação do seu próprio conhecimento, levando-o a perceber o caráter educativo das tecnologias de informação e comunicação associado ao conteúdo didático.
Abstract: The present work refers to the personalization of teaching and learning actions, in front of a new social model permeated by information and communication technologies, with the objective of implementing situations that allow the construction of knowledge involving the constant monitoring and advice of the learner. In view of this, because we believe that the Google classroom tool, and the hybrid teaching model rotational laboratory have such potential, we elaborate as a teaching proposal for the thermodynamic content, a lesson plan with the intention of contributing to the insertion of the student in the process of production and transformation of their own knowledge, leading them to perceive the educational nature of information and communication technologies associated with didactic content.
Palavras-chave: Ensino híbrido
Laboratório rotacional
Tecnologias da comunicação e informação
Hybrid teaching
Rotational lab
Communication and information technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10701
Data do documento: 13-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons