Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10701
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luciomaurobentofernandes.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação entre a sala de aula e a nuvem: Google educacional como uma perspectiva de inovação no processo de ensino e aprendizagem
Author: Fernandes, Lúcio Mauro Bento
First Advisor: Oliveira, Rita de Cássia
Referee Member: Romero, Sheila Rigante
Resumo: O presente trabalho refere-se à personalização das ações de ensino e aprendizagem, frente a um novo modelo social permeado pelas tecnologias da informação e comunicação, com o objetivo de implementar situações que permitam a construção de conhecimento envolvendo o acompanhamento e assessoramento constante do aprendiz. Diante disso, por acreditar que a ferramenta Google Sala de Aula e o modelo de ensino híbrido laboratório rotacional apresentam tal potencial, elaboramos como uma proposta de ensino para o conteúdo de Termodinâmica, um plano de aula com o intuito de contribuir para a inserção do aluno no processo de produção e transformação do seu próprio conhecimento, levando-o a perceber o caráter educativo das tecnologias de informação e comunicação associado ao conteúdo didático.
Abstract: The present work refers to the personalization of teaching and learning actions, in front of a new social model permeated by information and communication technologies, with the objective of implementing situations that allow the construction of knowledge involving the constant monitoring and advice of the learner. In view of this, because we believe that the Google classroom tool, and the hybrid teaching model rotational laboratory have such potential, we elaborate as a teaching proposal for the thermodynamic content, a lesson plan with the intention of contributing to the insertion of the student in the process of production and transformation of their own knowledge, leading them to perceive the educational nature of information and communication technologies associated with didactic content.
Keywords: Ensino híbrido
Laboratório rotacional
Tecnologias da comunicação e informação
Hybrid teaching
Rotational lab
Communication and information technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10701
Issue Date: 13-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons