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Tipo: Dissertação
Título: Bacia semântica e o trajeto educativo de uma comunidade negra rural: narrativas da Colônia de São Firmino, no município de Ewbanck da Câmara, Minas Gerais
Autor(es): Oliveira, Williana Freitas de
Primeiro Orientador: Oliveira, Julvan Moreira de
Membro da banca: Carvalho, Francione Oliveira
Membro da banca: Johnson, Andréia Lisboa de Sousa
Resumo: Este trabalho tem como cenário a comunidade rural negra denominada Colônia de São Firmino, localizada no município de Ewbanck da Câmara, na zona da mata de Minas Gerais. Pretendia-se compreender como os processos educativos no interior dessa comunidade são desenvolvidos e preservados entre as gerações. Na primeira parte historiciza-se o surgimento do termo Quilombo e a discussão desta temática na contemporaneidade. Como referencial teórico, utiliza-se o imaginário, defendido por Gilbert Durand (2012) como o conjunto de imagens e relações de imagens que constitui o capital pensado do "homo sapiens", aparecendo assim, como o grande denominador fundamental onde vêm se arrumar todos os procedimentos do espírito humano. Trata-se de pesquisa qualitativa, como metodologia utiliza-se no desenvolvimento do trabalho, a observação participante, análise documental, textual, icnográfica, audiovisual e uso de entrevistas abertas, através da técnica bola de neve. Por fim, apresenta-se na terceira parte, o trabalho de campo que contou com a participação de dez moradores (seis homens e quatro mulheres), que ao revisitarem os seus imaginários nos permitiram concluir a presença de elementos intrínsecos ao regime noturno, que compõem a estrutura mística do imaginário, sendo reconhecidos como os símbolos da intimidade: o túmulo e o repouso, a moradia e a taça, alimentos e substância. Além disso, os entrevistados demonstraram o respeito aos valores civilizatórios e a memória de seus ancestrais, afirmando que aprenderam muito com os mais velhos, enfatizaram também a crença em Deus e a importância do sagrado em suas vidas.
Abstract: This present work is based on the black rural community called Colônia de São Firmino, located in the municipality of Ewbanck da Câmara, in the forest area or would be better to write Zona da Mata of Minas Gerais. It isintendedto understand how the educational processes within this community are developed and preserved between the generations. In the first part it historicizes the appearance of the term Quilombo and the discussion of this thematic in the contemporaneity. As a theoretical reference, the imaginary, defended by Gilbert Durand (2012), is used as the set of images and relations of images that comstitute the thought capital of "homo sapiens", appearing as the great fundamental denominator where all the procedures of the human spirit come to be arranged. This is a qualitative research, therefore the methodology used in the development of the work is participant observation, documentary, textual, icnographic, audiovisual and use of open interviews using the snowball technique. Finally, in the third partis presented the field work that had the participation of ten residents (six men and four women), whom by revisiting their imaginary allowed us to conclude the presence of elements intrinsic to the night regime, which make up the mystical structure of the imaginary, being recognized as the symbols of intimacy: the tomb and the rest, the dwelling and the cup, food and substance. In addition, respondents demonstrated respect for the values of civilization and memory of their ancestors, saying that they learned a lot from their elders, they also emphasized belief in God and the importance of the sacred in their lives.
Palavras-chave: Comunidade negra rural
Educação étnico-racial
Imaginário afro-brasileiro
Black rural community
Ethnic-racial education
Afro-brazilian imaginary
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10227
Data do documento: 3-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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