Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9949
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielasantanadeoliveira.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A qualidade audiovisual e a competência midiática na formação do olhar do público infantojuvenil
Author: Oliveira, Daniela Santana de
First Advisor: Caravela, Gabriela Borges Martins
Referee Member: Vieira, Soraya Maria Ferreira
Referee Member: Silva, Márcia Barbosa da
Resumo: O fácil acesso às tecnologias de produção e consumo, sobretudo aos dispositivos móveis, e a presença cada vez mais abrangente dos meios de comunicação, exige que tenhamos uma participação mais efetiva em uma sociedade imagética, tendo estes meios como mediadores. Sob o prisma da literacia midiática e formação para a cidadania, este trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência midiática audiovisual do público infantojuvenil, através do entendimento dos parâmetros de qualidade audiovisual dos vídeos online, sobretudo aqueles produzidos e consumidos pelo referido público na plataforma YouTube. Este trabalho apresenta, inicialmente, um panorama dos estudos sobre literacia midiática no contexto europeu e brasileiro, adotando o conceito de competência midiática e suas dimensões como chave para a formação de cidadãos mais ativos. Em seguida, com base em estudos sobre qualidade audiovisual na televisão e na internet, sugerimos parâmetros que podem ser utilizados para definição da qualidade nos vídeos online para o público infantojuvenil. Dada a heterogeneidade deste público e também a autonomia com que ocupam um lugar no ciberespaço, entendemos que a formação de um repertório de qualidade contribui para a sensibilização do olhar e favorece a produção criativa e o consumo crítico. Neste sentido, apresentamos uma proposta de oficina de audiovisual que aborda os principais conceitos discorridos neste trabalho e busca a promoção da literacia midiática.
Abstract: Easy access to production and consumption technologies, especially mobile devices, and the growing presence of the media requires us to have a more effective participation in an imaging society, with these devices as mediators. From the perspective of media literacy and citizenship training, this paper aims to contribute to the development of the audiovisual media competence of the child and adolescent public, through an understanding of the parameters of audiovisual quality of online videos, especially those produced and consumed by the public in the platform YouTube. This work presents, initially, a panorama of the studies on media literacy in the European and Brazilian context, adopting the concept of media competence and its dimensions as key to the formation of more active citizens. Then, based on studies on audiovisual quality on television and on the internet, we suggest parameters that can be used to define the quality of online videos for children and adolescents. Given the heterogeneity of this public and also the autonomy with which they occupy a place in cyberspace, we understand that the formation of a quality repertoire contributes to the sensitization of the eye and favors the creative production and the critical consumption. In this sense, we present a proposal of an audiovisual workshop that addresses the main concepts discussed in this paper and seeks to promote media literacy.
Keywords: Literacia midiática
Competência midiática
Qualidade no audiovisual
Oficinas de audiovisual
Media literacy
Media competence
Audiovisual quality
Audiovisual workshop
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9949
Issue Date: 31-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.