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Type: Dissertação
Title: A representação da doação de sangue em Juiz de Fora: interfaces entre assessoria de imprensa, jornalismo local e cidadãos
Author: Silva, Ana Eliza Ferreira Alvim da
First Advisor: Lopes Filho , Boanerges Balbino
Referee Member: Guerra, Márcio de Oliveira
Referee Member: Machado Neto, Manoel Marcondes
Resumo: A mobilização de cidadãos para a doação de sangue teve um diferencial determinante a partir da década de 1980, quando emergiu, por força de legislações federais e de vários movimentos da sociedade civil, o imperativo da prática voluntária e altruísta. Nesta dissertação, buscou-se verificar um aspecto específico do grande espectro de formas pelas quais a comunicação dá sua contribuição a esta área da saúde pública: a divulgação de informações pelo jornalismo. Considerou-se, para tanto, o envolvimento de três instâncias nesse processo: a organizacional, representada pela Fundação Hemominas e sua atividades de assessoria de imprensa, com as sugestões de pauta relativas ao Hemocentro de Juiz de Fora; a do jornalismo, com as notícias publicadas ao longo de mais de duas décadas no jornal local Tribuna de Minas (Juiz de Fora/MG) e a da recepção, identificando a percepção dos cidadãos a respeito do tema. Como a questão inicial do estudo era demasiadamente ampla (saber o que acontece de relevante nessa relação entre hemocentros, imprensa e cidadãos quando se trata do tema doação de sangue), optou-se pela aplicação da Grounded Theory como estratégia de pesquisa para exploração inicial das notícias publicadas. Após os primeiros resultados, conjugou-se a ela o método de Análise de Discurso por fórmulas. Já o método Análise de Conteúdo foi também utilizado, mas apenas na exploração das sugestões de pauta emitidas pelo Hemocentro e das entrevistas feitas com profissionais de imprensa e cidadãos. As técnicas de coleta de dados envolveram, dessa forma, seleção de documentos e notícias, além de entrevistas individuais semi-estruturadas. Constatou-se, a partir dos dados obtidos, a existência de um padrão de conteúdo que se repete ao longo dos anos tanto nas notícias, quanto nas sugestões de pauta produzidas na instituição hemoterápica. As informações que compõem esse conteúdo repercutem nos conhecimentos dos cidadãos, embora não de forma absoluta. Esses resultados revelam lacunas informativas – e que ainda podem ser preenchidas – além de certo contraste com as dinâmicas da sociedade em mudança constante e das identidades transitórias e efêmeras. Sob o preceito teórico que compreende o jornalismo como uma atividade de (re)construção da realidade, e a produção de sentidos como fruto da negociação simbólica, pela interação entre os sujeitos e destes com seu meio, foi possível relacionar a produção dos meios de comunicação e a formação de sentidos pelos sujeitos em torno do tema doação de sangue.
Abstract: The mobilization of citizens for blood donation was a determining factor that started in the 1980s, when it emerged, under federal laws and various civil society movements, the imperative for voluntary and altruistic practice. In this thesis, we attempted to verify a specific aspect of the broad spectrum of ways in which communication contributes to this area of public health: information disclosure through journalism. Three instances were then considered in this process: organizational, as represented by Fundação Hemominas and its press advisory activities, with suggestions for the Juiz de Fora Blood Center agenda; journalistic, with news published over more than two decades in the local newspaper Tribuna de Minas (Juiz de Fora / MG); and receptive, identifying how citizens perceived the subject. As the initial study theme was too broad (knowing what happens in this important relationship between blood centers, media and citizens when it comes to blood donation), we chose to apply the Grounded Theory as a research strategy for the initial exploration of published news. After the first results, we combined it with the Discourse Analysis method through formulas. The Content Analysis method was also used, but only in exploring the agenda suggestions issued by the Blood Center and interviews with press workers and citizens. Thus, data collection techniques involved the selection of documents and news, as well as semistructured individual interviews. Based on the data we observed the existence of a pattern in the content that repeats over the years both in the news and the agenda suggestions as produced in the hemotherapy institution. Information comprising this content resonate in the knowledge of citizens, albeit not absolutely. These results reveal information gaps - that may still be fulfilled – as well as a certain contrast with the dynamics of a constantly changing society and transitory and ephemeral identities. Under the theoretical premise that sees journalism as an activity of (re)construction of reality, and the production of meaning as a result of a symbolic negotiation, the interaction between these subjects and their environment, we could relate the production of media to the construction of meaning by subjects regarding the blood donation theme.
Keywords: Doação de sangue
Mobilização social
Jornalismo
Assessoria de imprensa e Saúde
Cidadãos
Blood donation
Social mobilization
Journalism
Press advisory and health
Citizens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/994
Issue Date: 25-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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