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Type: Dissertação
Title: Desafios para o progresso do desempenho de uma escola estadual de Minas Gerais no SIMAVE /PROEB: um caso de gestão
Author: Martins, Carmélia Aparecida de Souza
First Advisor: Alves, Alesandra Maia Lima
Referee Member: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Referee Member: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Salientamos que a escola investigada será chamada pelo nome fictício de Escola Estadual Joaquim Calixto de Souza, com o propósito de manter o anonimato dos profissionais envolvidos no caso. O caso de gestão estudado irá discute os fatores que têm dificultado o avanço da proficiência dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Calixto de Souza, localizada no interior de Minas Gerais, em Língua Portuguesa e em Matemática no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), no período de 2010 a 2016. Neste sentido, a pergunta norteadora deste estudo é: quais os desafios da Escola Estadual Joaquim Calixto de Souza para elevar o desempenho de seus alunos no PROEB? Partindo desse questionamento, o objetivo geral deste estudo é o de identificar os desafios da Escola Estadual Joaquim Calixto de Souza para avançar nos resultados do SIMAVE/PROEB, assim como propor ações para minimizar as dificuldades. Os objetivos definidos para este estudo foram: i) descrever os índices de desempenho obtidos pelos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Calixto de Souza no PROEB; ii) analisar quais fatores têm dificultado o avanço da proficiência dos alunos no PROEB; e iii) propor ações que visem ao aumento da proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Calixto de Souza, com vistas à superação dos desafios enfrentados pela escola e, consequentemente, melhorar o desempenho dos estudantes nela inseridos. Assumimos como hipótese a existência de dificuldades na apropriação dos resultados por parte dos profissionais da escola, o que foi confirmada durante as análises da pesquisa de campo. Na perspectiva de subsidiar nossas análises, utilizamos como referencial teórico as análises de autores já inseridos no campo da avaliação em larga escala, quais sejam: Gatti (2012a), Soligo (2010), Marques (2017), Vieira (2007), Machado (2012), Nogueira (2012) e Locatelli (2002). Para a obtenção de dados necessários à análise do caso de gestão, utilizamos uma abordagem qualitativa, com foco na metodologia de estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa, realizamos um levantamento documental, bem como encontros de grupo focal com atores envolvidos no processo, tais como: o Supervisor Pedagógico, os Professores de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano, além de docentes das disciplinas não avaliadas pelo PROEB, uma vez que também estão envolvidos nos desafios que acometem a escola em questão.
Abstract: The present dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It is important to notice that the researched school will be called by the fictional name “State School Joaquim Calixto de Souza”, with the purpose of protecting the professionals’ identity. The studied management case discusses the factors that have been obstructing the proficiency advance of the High School’s third-grade students from that school, located in Minas Gerais, during the period between 2010 and 2016. The evaluated disciplines were Portuguese and Math, and this assessment was made by the Assessment Program of the Public Basic Education (PROEB). In this context, the question of this study is: what are the main challenges found by the State School Joaquim Calixto de Souza for improving the results in those evaluations? Because of this question, the general objective of this study is to identify the challenges from the State School Joaquim Calixto de Souza for improving those results and to propose actions for decreasing those difficulties. The objectives defined for this study were: i) describe the performance indices obtained by the students from the High School’s third grade at the State School Joaquim Calixto de Souza in PROEB; ii) analyze which factors have obstructed the proficiency level advance in PROEB; iii) propose actions for increasing the proficiency level of the High School’s third grade students from that school in Portuguese and Math. Through that, it will be possible to overcome the challenges faced by this school and to improve its students’ results. We assume as hypotheses that there are difficulties during the results’ appropriation process made by the school’s professionals, which was confirmed during the field research analysis. To base our analysis, we used the researches related to the large-scale assessment in education, like the ones made by Gatti (2012). Soligo (2010), Marques (2017), Vieira (2007), Machado (2012), Nogueira (2012) and Locatelli (2002). To obtain the needed data for the management case analysis, we used a qualitative method, focusing on the case study methodology. As research instruments, it was made a documentary research and focus groups with actors involved within the process, such as the pedagogical supervisor, the Portuguese and Math teachers of the third grade and teachers of others non-evaluated disciplines by PROEB since they are also involved in those school’s challenges.
Keywords: PROEB
Proficiência
Apropriação de resultados
PROEB
Proficiency level
Appropriation of results
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9570
Issue Date: 15-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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