Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7180
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thamyresribeiromediros.pdf17.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Esboço de gráficos: rigor na abordagem de funções quadráticas
Author: Medeiros, Thamyres Ribeiro
First Advisor: Gomes, José Barbosa
Referee Member: Afonso, Luís Fernando Crocco
Referee Member: Alves, Alexandre Miranda
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma proposta de ensino em matemática para alunos do ensino médio. O conteúdo abordado na proposta são gráficos de funções, em especial, o gráfico da função quadrática: a parábola. A necessidade de um maior rigor matemático na explicação da justificativa do gráfico da função quadrática ser uma parábola fez com que desenvolvêssemos uma proposta de roteiro de aula com explicações e definições matemáticas mais rigorosas em relação as que são apresentadas atualmente nos livros didáticos. Utilizamos de cálculos algébricos para as demonstrações e também fizemos uso de um material prático, um quadro branco onde nele temos acoplado um esquadro, e com uso de pinos, barbante e pincel para quadro branco conseguimos traçar a parábola levando em conta sua propriedade. O material prático auxilia na explicação bem como exemplifica visualmente o que queremos mostrar com os cálculos algébricos. A proposta foi apresentada aos alunos de duas escolas, uma pública estadual e outra privada, que leciono no município de Viçosa - MG e também foi apresentada a seis professores de matemática, colegas de trabalho, sendo cinco destes professores de escolas públicas estaduais, municipais e privadas do município de Viçosa - MG e um professor de escola pública estadual do município de Teixeiras - MG.
Abstract: The present work aims to develop a teaching proposal in mathematics for high school students. The content addressed in the proposal are graphs of functions, especially the graph of the quadratic function: the parabola. The need for greater mathematical rigor in explaining the justification of the quadratic function graph to be a parable has led us to develop a lesson plan proposal with more rigorous mathematical explanations and definitions than are currently presented in textbooks. We used algebraic calculations for the demonstrations and also made use of a practical material, a white board where we have attached a square, and with the use of pins, string and whiteboard brush we can draw the parable taking into account its property. The practical material helps in the explanation as well as visually exemplifies what we want to show with the algebraic calculations. The proposal was presented to the students of two schools, one state public and the other private, which I teach in the city of Viçosa - MG and was also presented to six mathematics teachers, co-workers, five of these teachers from state, municipal and state public schools. private schools of the municipality of Viçosa - MG and a teacher of a state public school in the municipality of Teixeiras - MG.
Keywords: Gráficos
Parábola
Função quadrática
Graphs
Parabola
Quadratic function
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7180
Issue Date: 3-Apr-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.