Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6650
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcellamedeirosmascaro.pdf13.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Material Dourado e Tangram como aliados da prática docente
Author: Mascaro, Marcella Medeiros
First Advisor: Mazorche, Sandro Rodrigues
Referee Member: Louza Junior, Nelson Dantas
Referee Member: Vargas, Dênis Emanuel da Costa
Resumo: Nesta pesquisa aborda-se uma tentativa de contornar a realidade em que se encontra o ensino de Matemática em nosso país. Foram propostas atividades que possam ser inseridas no planejamento do professor, e que, ao mesmo tempo, explorem a construção de significado pelo aluno, ajudando a minimizar dificuldades que os estudantes costumam ter com esta disciplina, e fazendo com que eles possam captar o conhecimento de forma mais enriquecedora. Para isso, defende-se um trabalho conjunto entre as vertentes da Matemática do Ensino Básico (aritmética, geometria e álgebra), bem como a construção de tabelas para análise e organização de dados, através do uso dos materiais manipuláveis: Tangram e Material Dourado. Materiais esses que podemos encontrar facilmente dentro da própria escola e que, a princípio, seriam utilizados apenas no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Fortalecendo essa argumentação, temos estudos históricos sobre a Matemática, uma breve contextualização do ensino atual desta disciplina, bem como a legislação vigente em nosso país. A partir desta dissertação pode-se perceber que, até nos materiais mais simples, são encontrados fortes aliados na tentativa de enriquecer nossas aulas e fazer algo diferenciado e esclarecedor para nossos alunos.
Abstract: This research addresses an attempt to circumvent the current reality of the teaching of mathematics in our country. Activities have been proposed, that can be included in the planning of the teacher, and at the same time, explore the construction of meaning by the students, helping to minimize the difficulties that they use to have in this school subject and making them receive the knowledge in the more enriching way. To this end, it argues the combined work between the components of elementary education mathematics (arithmetic, geometry and algebra), as well as the construction of tables for analysis and data organization, through the use of manipulable materials: Tangram and Golden Beads Material. These materials can easily be found within the school and which, in principle, would be used only in the firsts grades of elementary school. Strengthening this argument, we have historical studies on the Mathematics, a brief contextualization of the current teaching of this subject, as well as the legislation in force in our country. From this dissertation it can be seen that, even in the simple materials, we found strong allies in an attempt to enrich our classes and do something different and enlightening for the students.
Keywords: Atividades
Material Dourado
Tangram
Activities
Golden Beads Material
Tangram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6650
Issue Date: 3-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.