Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/641
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joseluizbarbosa.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma análise da formação continuada de professores em língua portuguesa e matemática na Regional Noroeste Fluminense
Author: Barbosa, José Luiz
First Advisor: Sanábio, Marcos Tanure
Referee Member: Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Referee Member: Franco, Denise Vieira
Resumo: A presente dissertação trata-se de um estudo exploratório cujo objetivo é analisar a formação continuada dos professores em Língua Portuguesa e Matemática do Estado do Rio de Janeiro consubstanciada no Curso de Aperfeiçoamento do Convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CECIERJ). O estudo procede a uma análise qualitativa do referido curso, a partir de uma base teórica assentada em fontes bibliográficas sobre o tema. A base empírica reúne dados coletados através de questionário composto de perguntas fechadas e abertas. Inicialmente o estudo aborda questões relacionadas aos indicadores educacionais no cenário fluminense, seguidas de uma síntese das reformas curriculares na rede estadual do Rio de Janeiro a partir da década de 1980. Faz considerações importantes sobre a formação continuada de professores e, especificamente, mostra como essa formação vem sendo realizada no estado do Rio de Janeiro. A seguir, numa análise metodológica, apresenta o caminho seguido pela investigação com seus respectivos procedimentos de coleta e análise de dados. Por fim, os resultados são discutidos a partir dos dados coletados. Os resultados obtidos sugerem uma reavaliação do programa, em que participem não apenas os membros de suas diferentes instâncias, mas também professores cursistas, gestores escolares e coordenadores regionais, para que se possam fazer os ajustes necessários à eficiência do programa.
Abstract: The present dissertation constitutes an exploratory study whose aim is to analyze the continuing teacher training program in Portuguese Language and Mathematics in the State of Rio de Janeiro, consubstantiated in the Perfecting Course by a join action of the State Education Secretariat (SEEDUC, in Portuguese) and the Center for Science and Higher Distance Education of Rio de Janeiro (CECIERJ, in Portuguese). The study conducts a qualitative analysis of that course, from a seated theoretical basis of bibliographic sources on the topic.The empirical basis gathers data collected through a survey composed of multiple choice and open questions. Initially the study approached matters related to educational results in the state, followed by a synthesis of the curricular reforms in the state network of Rio de Janeiro since the 1980s. The study conducts important considerations regarding continuing teacher training and, specifically, shows how such training has been conducted in the state of Rio de Janeiro. Then, in a methodological analysis, it presents the path followed on the course of the investigation with its respective procedures for gathering and analyzing data. Finally, the results are discussed based on the data collected. The results obtained suggest a reassessment of the program, in which not only the members should participate, but also the teachers, school managers and regional coordinators, so that the necessary adjustments may be realized towards the program’s efficiency.
Keywords: Indicadores educacionais
Formação continuada de professores
Programa SEEDUC/CECIERJ
Educational results
Continuing teacher training
SEEDUC/CECIERJ program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/641
Issue Date: 29-Dec-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.