Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) : [79] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4 (quatro). Este Programa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O curso será realizado por Instituições de Ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes condições: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, devidamente registrado no Ministério da Educação; e ser professor efetivo e em exercício no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º anos) de escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido
Coleção de Items (Ordenada por Data de depósito na ordem Descendente): 1 para 20 de 79
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
30-Out-2023Curadoria educacional e práticas de leitura no ensino fundamental: uma proposta para a formação de alunos leitores em tempos de “infodemia”Silva, Cláudio André daDissertação
27-Set-2023O uso do gênero cartaz reivindicatório no 2° ano do ensino fundamental: a cidadania transformadora em pautaMilhomem, Ana Carmelita de MoraesDissertação
2-Out-2023A Postura Ativa do Professor (PAP) em prol da ampliação de repertório literário com HQs no livro didático de língua portuguesaGuedes, Lidiane ReisDissertação
14-Jul-2023A ficção, o leitor e a realidade social: uma proposta de abordagem de A Odisseia de Penélope, de Margaret Atwood, para o nono ano do ensino fundamentalAmâncio, Edneia AparecidaDissertação
31-Mar-2023Estratégias para desenvolvimento da escrita no ensino fundamental I: capacidade discursiva em focoLopes, Maria AparecidaDissertação
5-Abr-2023A construção de personagens em Vidas Secas de Graciliano Ramos e em uma adaptação em HQ: proposta de ampliação de repertório e letramento literárioCoimbra, Josiane SilveiraDissertação
31-Mar-2023Storytelling como estratégia persuasiva em propagandas: caminhos para a análise linguística no Ensino Fundamental IICorrêa, Ana Cláudia DuarteDissertação
5-Abr-2023Desmascarando as fake news no ensino fundamental: reflexão linguística a favor da formação cidadãCosta, Mariana Soares daDissertação
4-Out-2018Projetos didáticos ancorados em uma leitura-gatilhoFerreira, Marcella DAngela AlcarazDissertação
10-Nov-2021O espaço narrativo em O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: uma proposta de abordagem para o sétimo ano do Ensino Fundamental IILeonardo, Delane Teodora de OliveiraDissertação
13-Out-2021O jogo rimático no rap: uma proposta de letramento literário pelo viés das rimas multissilábicas nos anos finais do ensino fundamental II.Pires, Marli CorrêaDissertação
18-Set-2021O objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom QuixoteCruz, Thaísa HoskenDissertação
27-Set-2019Da indiferença ao pertencimento: uma educação linguística e cidadãOliveira, Mariana de Carvalho HalfeldDissertação
10-Set-2021Estratégias lúdicas para intensificar e ressignificar práticas de produção escrita com alunos do 3º ano do ensino fundamentalMrad, Aline NevesDissertação
14-Set-2021Estratégias didáticas para a produção de podcasts no nono ano do ensino fundamentalSantos, Cássia Aparecida da CostaDissertação
27-Mai-2021Letramento literário, ampliação de repertório e adaptação: inter-relações entre o conto, o cinema e os “causos” popularesNogueira, EduardoDissertação
20-Mai-2021A Carta aberta como instrumento de exercício para a cidadania: o trabalho com operadores argumentativos nos anos finais do Ensino FundamentalAndrade, Roberta BaffaDissertação
28-Mai-2021Representações do gênero feminino na ficção e seu impacto no repertório cultural de alunos do Ensino Fundamental IIBerno, Laís RiosDissertação
21-Mai-2021O discurso citado na entrevista e na reportagem: uma abordagem de análise linguística em aulas do 8º anoSouza, Thamiris Alvim deDissertação
21-Mai-2021A obra de Milton Hatoum Dois irmãos e a adaptação da HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá como proposta de letramento literário e ampliação de repertório dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental IINascimento, Noemia de AzevedoDissertação
Coleção de Items (Ordenada por Data de depósito na ordem Descendente): 1 para 20 de 79
Sigla da Instituição
Departamento
Tipo de Documento
Data de Publicação
Data de Disponibilização