Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/407
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigodealmeidamarques.pdf803.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma proposta de ensino de matemática para o EJA a partir dos códigos de barras
Author: Marques, Rodrigo de Almeida
First Advisor: Mazorche, Sandro Rodrigues
Referee Member: Ferreira, Francinildo Nobre
Referee Member: Louza Junior, Nelson Dantas
Resumo: Este trabalho visa apresentar uma visão geral dos Códigos de Barras, e associá-los a conceitos matemáticos como: produto escalar e divisão euclidiana. A partir daí evidenciar uma matemática básica aplicada nos códigos de barras, com o principal objetivo de atração e motivação, essencialmente dos estudantes do Educação dos Jovens e Adultos (EJA), uma proposta relacionada a atividades em sala de aula. Nossas expectativas com este trabalho é que possamos motivar mais os alunos, e assim contribuir para melhorar o processo de ensino aprendizagem.
Abstract: This paper presents an overview of bar codes , and associate them with mathematical concepts such as dot product ; Euclidean division. From then show a basic math applied to bar codes, with the main objective of attraction and motivation, mainly students of the Youth Education and Adults (EJA) , a proposal related to activities in the classroom . Our expectations with this work is that we can encourage more students , and thus contribute to better the teaching and learning process.
Keywords: Códigos de barras
EJA
Ensino de Matemática
Barcode
EJA
Teaching of Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Acadêmico em Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/407
Issue Date: 22-Apr-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.