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Type: Dissertação
Title: Ouvidoria na televisão pública: a experiência do programa “O Público na TV”
Author: Ruela, Raul Mourão
First Advisor: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Referee Member: Musse, Christina Ferraz
Referee Member: Ramos, Murilo César Oliveira
Resumo: A produção de uma TV pública, diferenciando-a de modelos comerciais e estatais, instiga desde equipes da TV Brasil - primeira emissora pública sem fins lucrativos de alcance nacional – a estudiosos do tema e cidadãos. Variações dessa questão também são pautas de uma iniciativa inédita na TV, veiculada em rede nacional, o programa “O Público na TV”, a cargo da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Criada em 2007, a empresa gerencia a emissora e outros veículos do sistema público de comunicação. O programa semanal da ouvidoria na TV Brasil exibe elogios, reclamações, sugestões e comentários do público e discute temas relacionados à comunicação pública e a determinados processos internos da EBC. No processo que busca a qualificação do conteúdo elaborado, a ouvidoria pode atuar como agente de mediação, crítica e incentivo à participação social. Nesse sentido, a proposta da dissertação foi analisar como os princípios da comunicação pública são discutidos no programa e como ele pode contribuir para delinear a identidade da empresa e, em especial, a da TV Brasil. Para fundamentar a análise, foram abordados temas como diálogo, radiodifusão pública, TV e ouvidoria neste trabalho. A partir das 83 edições veiculadas, ao longo de dois anos de exibição, foram selecionadas 31 como recorte empírico. Elas foram escolhidas porque abordaram, nesse período, ao menos um dos seguintes eixos temáticos principais: jornalismo e suas práticas, comunicação pública e prestação de contas. Com isso, foi possível empreender avaliações qualitativas e quantitativas sobre os três eixos e sobre recortes específicos: a abordagem do programa sobre ouvidoria, público, mídia comercial e não-comercial, além de análise da presença do telespectador, da fonte especialista e de profissionais da EBC nas edições selecionadas. Os resultados encontrados ainda envolveram a realização de entrevistas. A hipótese é que essa produção televisiva possui potencial para ser um espaço de mediação, diálogo, reflexão e autocrítica sobre a emissora. Ou será utilizada para exibição de justificativas para as medidas tomadas pela empresa pública?
Abstract: The production of a public TV, differentiating it from the business and state-owned models, instigates crews of TV Brasil - the first public broadcaster nonprofit nationwide – to studious of the subject and citizens. Variations of this question are also guidelines for an unprecedented initiative on TV, broadcast on nationwide, the program “O Público na TV” (The Audience on TV), by the office of the Ombudsman of Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Founded in 2007, the company manages the television station and other vehicles of public communication. The ombudsman's weekly TV shows Brazil compliments, complaints , suggestions and comments from the public and discusses issues related to public communication and certain internal processes of the EBC. In the process of attempting to qualify the content produced, the ombudsman can act as an agent of mediation, critical and encouraging social participation. Accordingly, the proposal of the dissertation was to analyze how the principles of public communication are discussed in the program and how it can contribute to outline the company's identity and, in particular, the TV Brasil. To support the analysis, were discussed themes such as dialogue, public broadcasting, TV and ombudsman in this work. From 83 editions broadcasted over two years of exhibition, 31 were selected as empirical object. They were chosen because they addressed, in this period, at least one of the following main themes: journalism and its practices, public communication and accountability. Thus, it was possible to undertake qualitative and quantitative assessments on the three axes and on specific cuts: the program approach on ombudsman, public, media, commercial and non - commercial, as well as analysis of the presence of the viewer, experts and professionals of EBC on selected issues. The results still involved conducting interviews. The hypothesis is that this television production has the potential to be a space for mediation, dialogue, reflection and self-criticism on the broadcaster. Or will be used to display justification for the measures taken by the public company?
Keywords: Comunicação pública
TV pública
EBC
TV Brasil
Ouvidoria
Public communication
Public TV
EBC
TV Brasil
Ombudsman
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2398
Issue Date: 4-Dec-2013
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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