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Type: Dissertação
Title: No ritmo das “Breaking News”: a representação dos jornalistas nos videoclipes
Author: Clara, Giselle Rafaela
First Advisor: Mata, Jhonatan Alves Pereira
Referee Member: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Referee Member: Falabella, Márcia Crisna Vieira
Referee Member: Umbelino, Tâmara Lis Reis
Resumo: Este estudo investiga como os jornalistas são representados nos videoclipes em meio ao contexto de deslegitimação da profissão, que foi agravada durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. A partir da vivência da autora na imprensa televisiva, surgiu o questionamento sobre como o profissional é representado fora do telejornalismo, em conteúdos consumidos principalmente pelos jovens. O produto audiovisual “videoclipe” foi escolhido por seu potencial estético e narrativo, bem como por sua conexão direta com a juventude. A pesquisa mostrou como a música evoluiu de uma experiência auditiva para uma experiência audiovisual interativa, marcada pela participação do público. As redes sociais contribuem para a viralização e ressignificação das mensagens contidas nos videoclipes, que, por sua vez, podem reforçar ou criticar a imagem do jornalista. A pergunta que fica como norte da pesquisa é: como definiríamos o jornalismo se tivéssemos somente o videoclipe como base para se referir a este ofício? A representação do jornalismo no entretenimento pode contribuir para a valorização da profissão ou deturpar essa visão, dependendo da forma como é apresentada ao público.
Abstract: This study investigates how journalists are represented in music videoclips, in the context of delegitimization of the journalism profession, which was aggravated during the Covid-19 pandemic in Brazil. Based on the author's experience in the television press, the question arose about how the professional is represented outside of telejournalism, in content consumed mainly by young people. The “music video” audiovisual product was chosen due to its esthetic and narrative potential, as well as to its direct connection to the youth. The research showed how music has evolved from a listening experience to an interactive audiovisual experience, marked by the participation of the public. Social networks contribute to the viralization and resignification of the messages contained in music videos, which can reinforce or criticize the journalist's image. The question that remains as the north of research is: how would we define journalism if we only had music videos as a basis for referring to this profession? The representation of journalism in entertainment can contribute to value the profession or distort this image, depending on how it is presented to the public.
Keywords: Mídia
Imprensa
Jornalismo
Videoclipe
Audiovisual
Media
Press
Journalism
Music video
Audiovisual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19103
Issue Date: 23-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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