Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18535
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analuisaschuchterrofino.pdfPDF/A2.03 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Um olhar opositor sobre os memes macumbeiros: velhas e novas práticas de racismo religioso contra as comunidades tradicionais de terreiro na cultura digital
Author: Rofino, Ana Luísa Schuchter
First Advisor: Malerba, João Paulo Carrera
Referee Member: Santana, Wedencley Alves
Referee Member: Nascimento, Wanderson Flor do
Referee Member: Polivanov, Beatriz Brandão
Resumo: Essa pesquisa investiga os discursos de influenciadores de axé sobre as Comunidades Tradicionais de Terreiro (CTTro) na plataforma de mídia social Instagram. Compreendendo o racismo religioso (Rufino e Miranda, 2019) como uma política de violência que investe nas narrativas como uma das principais formas de exercício de seu poder, analisaremos as tensões e as controvérsias presentes na zona fronteiriça da discursividade (Sodré, 2023) de quatro memes macumbeiros. A pesquisa parte de uma abordagem de caráter qualitativo e o referencial teórico-metodológico fundamenta-se no diálogo entre os campos dos Estudos Culturais, das Relações Étnico-Raciais e da Cultura Digital. A metodologia adotada será a Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001). Assumimos como hipótese que os discursos, as representações e as significações mobilizadas nos memes de macumba têm produzido colonização de saberes ancestrais; apropriação cultural; soterramento histórico; e comercialização de práticas negrasespirituais. Nesse sentido, busca-se analisar a influência do racismo religioso para novas e velhas narrativas de embranquecimento, fetichização cultural e folclorização das tradições de terreiro, tendo em vista que novos atores, roupagens e engenharias coloniais complexas operam na contemporaneidade. Partimos do pressuposto que os memes, através de jogos de sátiras, dinâmicas metafóricas, efeitos semióticos e imagens de controle (Collins, 2019), empreendem processos de aprendizagem ubíqua (Santaella, 2013) e nublam práticas de letramento racial (Twine e Steinbugler, 2006) sobre as CTTro. Ainda assim, as narrativas impostas aos signos de terreiro que circulam no digital, por mais violentos que sejam ao nomear, controlar e manipular significados e sentidos não são e/ou estão estáveis, pelo contrário: seguem provocando debates uma vez que também possuem vulnerabilidades habilitadas para frustrar as armadilhas e/ou meras produções racistas. Logo, essa pesquisa trata da descrição do racismo religioso e, diametralmente, da discussão sobre a importância de um olhar opositor (hooks, 2019) capaz de produzir abalos e ampliar a política da significação contra o racismo religioso. Dessa forma, disputamos os memes também como espaço-tempo narrativo que abre encruzilhadas (Martins, 1997) para a desestabilização das representações racistas dos cultos de axé. Ressaltamos que a problemática não se instaura meramente no âmbito discursivo, mas sobre a performance que essas narrativas arquitetam sobre a identidade e os saberes de terreiro que, por vezes, contradizem o código cultural, espiritual e religioso das CTTro.
Abstract: This research investigates the discourses of axé influencers about Traditional Communities of Terreiro (CTTro) on the social media platform Instagram. Understanding religious racism (Rufino and Miranda, 2019) as a policy of violence that leverage narratives as one of its main tools of power, we will analyze the tensions and controversies within the discursive border zone (Sodré, 2023) of four macumba-themed. The research is based on a qualitative approach and its theoretical-methodological framework is based on a dialogue between the fields of Cultural Studies, Ethnic-Racial Relations and Digital Culture. The methodology adopted is the Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2001). We hypothesize that the discourses, representations, and meanings mobilized in macumba memes have produced colonization of ancestral knowledge; cultural appropriation; historicale rasure; and the commercialization of blackspiritual practices. In this sense, we seek to analyze the influence of religious racism on new and old narratives of whitening, cultural, fetishization and folklorization of terreiro traditions, bearing in mind that new actors, costumes and complex colonial dynamics are at play in contemporary times. We assume that memes, through satire, metaphorical dynamics, semiotic effects and controlling images (Collins, 2019), undertake processes of ubiquitous learning (Santaella, 2013) and obscure practices of racial literacy (Twine and Steinbugler, 2006) about CTTro. Nevertheless, the narratives imposed on the signs of terreiro circulating in digital spaces — despite being violent in naming, controlling, and manipulating meanings and senses — are neither stable nor fixed; on the contrary, they remain provoking debatesas they also hold vulnerabilities that can disrupt traps or mere racist productions. Therefore, this research addressess the description of religious racism and, simultaneously, the discussion on the importance of an oppositional gaze (hooks, 2019) capable of unsettling and broadening the politics of signification against religious racism. In doing so, we also dispute memes as a narrative space-time that opens up crossroads (Martins, 1997) to destabilize racist representations of axé cults. We stress that the issue does not lie solely in the discursive realm but in the performance these narratives construct around the identity and knowledge of the terreiro, which sometimes contradicts the spiritual and religious code of the CTTro.
Keywords: Racismo religioso
Zona fronteiriça da discursividade
Memes
Influenciadores de axé
Olhar opositor
Religious racism
Discursive border zone
Memes
Axé influencers
Oppositional gaze
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18535
Issue Date: 19-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons