Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18274
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcianascimentonevesnovaes.pdfPDF/A1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Juventudes negras na educação de jovens e adultos: trajetórias escolares de (re)existências
Author: Novaes, Marcia Nascimento Neves
First Advisor: Torres, Mariana Cassab
Referee Member: Martins, Marcus Leonardo Bonfim
Referee Member: Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira
Resumo: O presente trabalho investiga as trajetórias de educandos jovens negros da Educação de Jovens e Adultos, e procura interpelar seus percursos de escolarização e suas percepções de como a escola considera suas condições juvenis e de raça. Balizado pelos campos dos estudos da EJA, das juventudes e das pesquisas enfocadas em questões étnico-raciais, busca produzir uma escuta sensível e atenta às falas dos jovens, assinalando os entrelaçamentos que se dão entre suas questões de vida e as experiências na escola, marcadas por exclusão, discriminação, mas também pela projeção de sonhos e possibilidades de enfrentamento das desigualdades que marcam suas vidas, notadamente aquelas que se referem ao racismo. Em termos metodológicos, o estudo se serve do trabalho com grupo focal e a condução de entrevistas semiestruturadas. Elege como lócus da pesquisa o principal centro de referência de oferta da EJA no município de Juiz de Fora, que é o Centro de Educação de Jovens e Adultos Geraldo Montinho – CEM. É nessa escola que o grupo focal é realizado junto a estudantes da EJA e entrevistas semiestruturadas são conduzidas com três jovens que contribuem com os tesouros de suas falas em torno de seus percursos escolares. Nesse movimento, questões como o acolhimento que encontram na escola, a experiência do racismo, os entrelaçamentos que há entre seus percursos truncados e as dimensões de suas vidas na totalidade emergem e são crucias para o desafio de construir currículos próprios da modalidade, cada vez mais marcada pela presença acentuada de jovens negros em seus bancos escolares. A defesa do estudo é que apenas em face do que os jovens têm a revelar sobre suas vidas e suas experiências escolares que é possível avançar na constituição de currículos emancipatórios implicados com a diferença, com a equidade, com a superação do racismo, a justiça e a reparação e restauração de direitos, sobretudo porque o que os jovens têm a dizer sobre si, sobre a escola, sobre os currículos vividos, sobre seus saberes, suas lutas, seus sonhos, seus projetos, suas histórias de violação de direito e modos particulares de (re)existência deve ser encarado como substância elementar para as políticas de acolhimento, permanência e escolarização, especialmente no que tange à formulação de currículos próprios da EJA.
Abstract: The present study investigates the trajectories of young Black students in the Youth and Adult Education (YAE) program, seeking to explore their educational paths and their perceptions of how the school considers their youth and racial conditions. Grounded in the fields of YAE studies, youth studies, and research focused on ethnic-racial issues, the study aims to produce a sensitive and attentive listening to the voices of these young individuals, highlighting the intersections between their life circumstances and school experiences, often marked by exclusion, discrimination, but also by aspirations and opportunities to confront the inequalities shaping their lives, particularly those related to racism. Methodologically, the study employs focus group work and semi-structured interviews. The research locus is the primary reference center for YAE in the city of Juiz de Fora: the Geraldo Montinho Youth and Adult Education Center (CEM). At this school, the focus group is conducted with YAE students, and semi-structured interviews are carried out with three young participants who contribute the richness of their narratives regarding their educational journeys. In this process, issues such as the welcoming environment of the school, the experience of racism, and the connections between their interrupted educational paths and the broader dimensions of their lives emerge as crucial for addressing the challenge of developing curricula specific to this educational modality—one increasingly characterized by a significant presence of young Black students. The study advocates that it is only by considering what these young individuals reveal about their lives and school experiences that progress can be made in creating emancipatory curricula committed to diversity, equity, the overcoming of racism, justice, and the restoration of rights. This is especially critical because what young people have to say about themselves, the school, the lived curricula, their knowledge, struggles, dreams, projects, histories of rights violations, and unique modes of resistance must be regarded as foundational substance for policies of inclusion, retention, and education—particularly in the formulation of YAE-specific curricula.
Keywords: EJA
Juventudes
Educação étnico-racial
Racismo
Currículo
Youth and adult education (YAE)
Youth
Ethnic-racial education
Racism
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18274
Issue Date: 14-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons