Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17498
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deboradeoliveiraglanzmann.pdf3.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Proposta de atividades experimentais para o ensino de potência elétrica em aparelhos resistivos
Author: Glanzmann, Débora de Oliveira
First Advisor: Freitas, Alysson Miranda de
Referee Member: Jardim, Wagner Tadeu
Referee Member: Nogueira, Giovana Trevisan
Resumo: O objetivo central deste trabalho é apresentar uma sequência didática (SD) que aborde a potência elétrica de circuitos resistivos de uma forma inovadora, incentivando a criticidade e a capacidade argumentativa dos estudantes. Esse tema foi escolhido, uma vez que a maioria dos materiais didáticos ao abordarem tal conteúdo, o apresentam de forma rasa, com pouca ou nenhuma sugestão de atividades práticas, priorizando a memorização de fórmulas, em detrimento de uma real compreensão dos conceitos físicos envolvidos. Sendo assim, a fim de promover uma participação ativa e engajada dos estudantes, a SD foi estruturada com base na metodologia POE, que é fundamentada na previsão, na observação e na explicação de determinados fenômenos. Para isso, foram utilizadas três atividades experimentais, sendo duas delas inéditas, um simulador computacional e uma sequência de questões investigativas. Os experimentos mostraram-se atraentes na captação da atenção dos estudantes, que se manifestaram dispostos a participar e interagir ao longo das aulas. As respostas dadas por eles, ao longo da aplicação da SD, foram analisadas e agrupadas de acordo com as semelhanças estruturais apresentadas. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que o presente trabalho se apresenta como uma ferramenta eficaz na construção do conhecimento científico e na ressignificação de concepções equivocadas, apresentadas pelos estudantes, sobre circuitos resistivos.
Abstract: The central objective of this work is to present an inquiry-based teaching sequence that addresses the electrical power of resistive circuits in an innovative way, encouraging students' critical thinking and argumentative skills. This topic was chosen because most educational materials addressing such content do so superficially, with little or no suggestion of practical activities, prioritizing the memorization of formulas over a real understanding of the involved physical concepts. Therefore, in order to promote active and engaged participation from students, the inquiry-based teaching sequence was structured based on the POE methodology, which is grounded in the prediction, observation, and explanation of certain phenomena. For this purpose, three experimental activities were used, two of which were original, along with a computer simulator and a sequence of investigative questions. The experiments proved to be attractive in capturing students' attention, as they showed willingness to participate and interact throughout the classes. The responses given by them during the application of the inquiry-based teaching sequence were analyzed and grouped according to the presented structural similarities. Based on the results obtained, it was possible to conclude that this work serves as an effective tool in constructing scientific knowledge and redefining misconceptions presented by students about resistive circuits.
Keywords: Ensino de física
Ensino por investigação
Metodologia POE
Potência elétrica
Circuitos resistivos
Physics education
Inquiry-based teaching
POE methodology
Electrical power
Resistive circuits
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17498
Issue Date: 14-Aug-2024
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons