Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17055
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
liviatorquatoventuracanuto.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Os “(não)ditos” das relações étnico-raciais nas licenciaturas em pedagogia e química da Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Canuto, Lívia Torquato Ventura
First Advisor: Silva, Ana Carolina Araújo da
Referee Member: Carvalho, Francione Oliveira
Referee Member: Santos, Paloma Nascimento dos
Referee Member: Rotta, Jeane Cristina Gomes
Resumo: Esta dissertação está inscrita no âmbito das pesquisas qualitativas tendo como questão de pesquisa: Quais os “(não)ditos” sobre as Relações Étnico-Raciais (RERs) nos cursos de Licenciatura em Química e Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)? Portanto, o seu objetivo incide sobre a investigação dos “(não)ditos” sobre a temática das RERs nesses cursos a partir dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) vigentes até o ano de 2023 e de entrevistas-conversas com docentes negros/as. Para isto, o primeiro movimento analítico foi identificar os documentos legais que fundamentam e tornam obrigatória a temática das RERs na formação de professoras/es da UFJF. Assim como, identificar se esta temática está incluída nos currículos ativos e, em caso afirmativo, como está apresente. Desta forma, analisamos nos PPCs: a) se os termos “Relações Étnico-Raciais”, “Lei n.º 10.639/2003”, “Cultura”, “Raça” e “Afro-brasileiro/a” estavam presentes e onde foi identificado; b) se havia disciplinas que contemplavam a temática das RERs; c) caso fosse confirmada a presença dessas disciplinas, quais seriam o caráter delas: obrigatória ou eletiva; d) e suas ementas. Com base no referencial teórico da Lei n.º 10.639/2003, os principais resultados revelaram que no PPC de Licenciatura em Química (2020) não há indícios da abordagem das RERs, sinalizando um possível silenciamento acerca da temática na formação de professoras/es de Química. Já nos PPCs de Pedagogia (2011 e 2022), os principais resultados apresentaram que há ditos sobre as RERs a partir de duas disciplinas obrigatórias no PPC do ano de 2011, que já abordavam as questões étnico-raciais. No entanto, ao comparar a ementa de uma dessas disciplinas do PPC de 2011 com a de 2022, observamos que houve um retrocesso na abordagem da temática. Também foi observado que, após o ano de 2017, houve um aumento de disciplinas que implementam a Lei n.º 10.639/2003. A partir das análises tecidas acerca desses documentos curriculares e no intuito verificar se esses “(não)ditos” se prolongavam na prática docente, convidamos alguns docentes negros, vinculados a estes cursos, para participarem dessa pesquisa. Como instrumento para a construção dos dados, utilizamos as entrevistas-conversas que foram posteriormente transcritas e analisadas a partir do referencial teórico da Teoria Racial Crítica (TRC). Os resultados apontaram que não houve indícios do engajamento das/os docentes do curso de Pedagogia da UFJF com a abordagem das RERs e que temáticas, como a das RERs, ficam restritas a determinadas/os docentes. Antes de entrevistar a e o docente do curso de Pedagogia, tínhamos a seguinte hipótese: as discussões acerca das RERs adentraram ao curso de Pedagogia, a partir de movimentos iniciados pelo docente Munanga. No entanto, após entrevistá-lo, a nossa hipótese foi refutada, visto que esse movimento é anterior ao ingresso deste docente. Portanto, esta pesquisa tomou uma nova direção: entrevistamos outros dois docentes da Pedagogia, o decano e o coordenador do curso na época da implementação do PPC de Pedagogia do ano de 2011, fato que nos possibilitou conhecer sobre histórico de criação da disciplina Educação e Diversidade Étnico-Racial. Sendo esta criada pela docente Petronilha. Neste estudo, consideramos que esta docente é uma figura importante para o curso de Pedagogia. Todavia, percebemos indícios de seu apagamento, dado que esta docente foi citada pelos docentes deste curso que participaram dessa pesquisa. Ressaltamos que Petronilha e Munanga são pseudônimos para a e o docente entrevistada/o. Em contrapartida, as entrevistas-conversas com os docentes negros do curso de Licenciatura em Química confirmaram o silenciamento já analisado no PPC. Em uma das entrevistas-conversas com um desses docentes, este nos apresentou um cenário para pesarmos na implementação desta temática: um departamento hostil às questões raciais e com relatos de discriminações raciais vivenciadas por esse docente.
Abstract: This dissertation is inscribed within the scope of qualitative research, addressing the research question: What are the "(un)spoken words" regarding Ethnic-Racial Relations (ERRs) in the Chemistry and Pedagogy degree courses at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF)? Therefore, its objective focuses on investigating the "(un)spoken words" about ERRs in these courses based on the current Course Pedagogical Projects (PPCs) up to the year 2023 and interviews-conversations with Black faculty members. For this, the first analytical step was to identify the legal documents that underpin and mandate the inclusion of ERRs in the teacher training programs at UFJF. Additionally, it was necessary to determine whether this theme is included in the active curricula and, if so, how it is presented. Thus, we analyzed in the PPCs: a) whether the terms "Ethnic-Racial Relations," "Law No. 10,639/2003," "Culture," "Race," and "Afro-Brazilian" were present and where they were identified; b) whether there were courses that addressed the ERRs theme; c) if such courses were confirmed, what was their nature: mandatory or elective; d) and their syllabi. Based on the theoretical framework of Law No. 10,639/2003, the main results revealed that the Chemistry degree PPC (2020) did not show evidence of addressing ERRs, indicating a possible of silencing on this theme in the training of Chemistry teachers. In contrast, the Pedagogy PPCs (2011 and 2022) showed that there were statements about ERRs through two mandatory courses in the 2011 PPC that already addressed ethnic-racial issues. However, comparing the syllabus of one of these courses from the 2011 PPC with that of 2022, we observed a regression in the approach to the theme. It was also observed that after 2017, there was an increase in courses implementing Law No. 10,639/2003. Based on the analyses of these curricular documents and to verify if these "(un)spoken words" extended into teaching practice, we invited some Black faculty members from these courses to participate in this research. As a tool for data construction, we used interview-conversations which were subsequently transcribed and analyzed based on the theoretical framework of Critical Race Theory (CRT). The results indicated no evidence of engagement by the Pedagogy faculty at UFJF with the ERRs approach, and themes such as ERRs are limited to certain faculty members. Before interviewing the Pedagogy faculty, we had the following hypothesis: discussions about ERRs entered the Pedagogy course through movements initiated by Professor Munanga. However, after interviewing him, our hypothesis was refuted, as this movement predates this professor's entry. Therefore, this research took a new direction: we interviewed two other Pedagogy faculty members, the dean and the course coordinator at the time of the implementation of the 2011 Pedagogy PPC, which allowed us to learn about the history of the creation of the Ethnic-Racial Diversity and Education course. This course was created by Professor Petronilha. In this study, we consider this professor an important figure for the Pedagogy course. However, we noticed signs of her erasure, given that this professor was mentioned by the Pedagogy faculty members who participated in this research. We emphasize that Petronilha and Munanga are pseudonyms for the interviewed faculty members. Conversely, the interview-conversations with the Black faculty members from the Degree in Chemistry Education course confirmed the silencing already analyzed in the PPC. In one of these interview-conversations, a faculty member presented a scenario for us to consider in implementing this theme: a department hostile to racial issues and with reports of racial discrimination experienced by this faculty member.
Keywords: Educação das relações étnico-raciais
Teoria racial crítica
Projeto pedagógico de curso
Licenciatura em química
Pedagogia
Education of ethnic-racial relations
Critical race theory
Pedagogical project for course
Degree in chemistry education
Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17055
Issue Date: 20-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons