Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1683
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessaribeiroferraz.pdf890.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A importância do progestão para a gestão escolar: um estudo no município de Governador Valadares/MG
Author: Ferraz, Vanessa Ribeiro
First Advisor: Barboza Filho, Rubem
Referee Member: Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e
Referee Member: Sanabio, Marcos Tanure
Referee Member: Barboza Filho, Rubem
Resumo: Esta pesquisa avalia a eficácia do PROGESTÃO que é um Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares na gestão de quatro escolas do município de Governador Valadares, com o objetivo de aferir a contribuição ou não do programa para a gestão escolar. Foram utilizadas como metodologia entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro básico, porém flexível, que pôde ser adaptado de acordo com as necessidades que surgiram no decorrer da pesquisa. A estratégia metodológica utilizada foi os indicadores do Prêmio de Gestão Escolar (CONSED) nos parâmetros da gestão pedagógica e gestão de Recursos e Serviços. Além disso, realizou-se análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos, Planos de Desenvolvimento Escolares e projetos desenvolvidos pelas escolas objeto de estudo. Após pesquisas realizadas, tornou-se possível concluir a eficácia do PROGESTÃO enquanto instrumento de embasamento teórico para os gestores, principalmente para aqueles que estão iniciando sua trajetória na função. Para finalizar, foi proposto um plano de reestruturação do PROGESTÃO composto por três passos: 1) autoavaliação da gestão escolar; 2) tutores especialistas para trabalharem com as etapas oferecidas pelo programa; 3) alteração no tempo de capacitação.
Abstract: This research evaluates the effectiveness of a program called PROGESTÃO (Distance Training for School Principals) employed for managing four schools in the town of Governador Valadares, in order to ascertain whether this program contributed or not for these schools management. The methodology used were semi-structured interviews from a basic but flexible script, that could be adapted according to the needs arising during the research. The strategy was to use the indicators for the ―Prize School Management‖ (CONSED in Portughese) for parameters of educational administration and management of resources and services. The data analyzed were of pedagogical political projects, school development plans and other projects developed by those schools under study. After surveys it was possible to asses the effectiveness of PROGESTÃO as a theoretical basis for managers, especially those who are starting their careers in the function. Finally, we proposed a three-step plan for restructuring PROGESTÃO 1) self-assesment of school management, 2) experient tutors to work with the phases offered by the program, and 3) alteration (increase) in training time.
Keywords: PROGESTÃO
Gestão escolar
Autoavaliação
PROGESTÃO
School management
Self-assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1683
Issue Date: 5-Oct-2012
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.