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Tipo: Tese
Título: Congonhas (MG) e o espelho quebrado da representação: entre o progresso industrial e a internacionalização do patrimônio
Autor(es): Costa, Alexandre Augusto da
Primeiro Orientador: Olender, Marcos
Membro da banca: Christofoletti, Rodrigo
Membro da banca: Barbosa, Silvana Mota
Membro da banca: Botelho, Maria Leonor
Membro da banca: Castriota, Leonardo Barci
Resumo: O município de Congonhas, localizado na região central de Minas Gerais, além de ser um importante polo minerador, desde o período do Ciclo do Ouro, é reconhecido internacionalmente, pelo significativo legado artístico barroco-rococó atribuído ao mestre Aleijadinho, além da rica tradição religiosa com origem em 1757, que motivou a construção do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, Patrimônio Mundial da Unesco (1985). Em uma leitura ampliada destes elementos, a presente tese investiga as metamorfoses da cidade, sobretudo a partir dos anos 1970, época em que teria ocorrido a colisão de dois movimentos distintos: de um lado, o crescimento da atividade minero-metalúrgica representada pela expansão da CSN, a construção da Ferrovia do Aço e a instalação da Açominas; e de outro, a corrida ao reconhecimento internacional do patrimônio. A hipótese defendida é que o confronto destas divergentes visões de futuro, teriam desencadeado uma mudança na ordem temporal, ou uma crise nos tempos, inaugurando assim, um novo regime de historicidade, com profundas consequências à representação do município. A metodologia utilizada, baseia-se na análise documental de fontes oficiais, como Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, O Globo e Estado de Minas, e na abordagem da história oral, com os depoimentos de personagens-chave de fatos históricos dos últimos 50 anos na Cidade dos Profetas, em temas que atravessam a arte, a mineração e a religiosidade
Abstract: The municipality of Congonhas, located in the central region of Minas Gerais, in addition to being an important mining hub since the Gold Cycle period, is internationally recognized for the significant baroque-rococo artistic legacy attributed to master Aleijadinho, in addition to the rich religious tradition originating in 1757, which led to the construction of the Sanctuary of Senhor Bom Jesus de Matozinhos, a UNESCO World Heritage Site (1985). In an expanded reading of these elements, this thesis investigates the metamorphoses of the city, especially since the 1970s, a time in which two distinct movements collided: on the one hand, the growth of mining and metallurgical activity represented by the expansion of CSN, the construction of the Steel Railway and the installation of Açominas; and on the other, the race for international recognition of heritage. The hypothesis defended is that the confrontation of these divergent visions of the future would have triggered a change in the temporal order, or a crisis in times, thus inaugurating a new regime of historicity, with profound consequences for the representation of the municipality. The methodology used is based on the documentary analysis of official sources, such as Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, O Globo and Estado de Minas, and on the oral history approach, with testimonies from key characters in historical facts of the last 50 years in the City of the Prophets, on themes that span art, mining and religiosity.
Palavras-chave: Congonhas
Discurso autorizado de patrimônio
Mineração
Patrimônio mundial
Representação
Congonhas
Authorizes heritage discourse
Mining
World heritage
Representation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16530
Data do documento: 13-Nov-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em História (Teses)



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