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Type: Tese
Title: Jornalismo e informação em telas: poderes, diálogo e disputa por legitimidade
Author: Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
First Advisor: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Referee Member: Leal, Paulo Roberto Figueira
Referee Member: Ferreira, Jorge Carlos Felz
Referee Member: Costa, Cristiane Finger
Referee Member: Andrade, Ana Paula Goulart de
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é mapear e compreender como se estabelecem, por meio de ações de Comunicação, as relações de poder entre sociedade, ambiente digital e cidadãos/usuários, observando a grande diversidade cultural, social, política, econômica e regional que perpassa o Brasil. Isso se justifica a partir da crescente ampliação do ambiente digital como um espaço alternativo e que abre possibilidades para o aumento de vozes e de representações dos brasileiros, já que qualquer usuário pode produzir, co-produzir e reproduzir conteúdos, além de interagir com materiais. Com o crescimento do acesso à internet, presente em 90% dos lares brasileiros (IBGE, 2021), observa-se que mais atores sociais digitais encontram espaço e conseguem se comunicar de forma efetiva, o que resulta em novos discursos e novas disputas por poder e legitimidade. E é pensando nestas aproximações e embates que tomamos como objeto de pesquisa empírica preliminar as publicações realizadas no ano de 2022 no perfil no Twitter do Jornal Nacional, a fim de identificarmos questões referentes às relações de poder entre jornalismo e cidadãos/usuários. Para isso, recorremos aos métodos da Análise Documental (Fonseca, 2002; Gil, 2008), utilizada na etapa da coleta de materiais e definição de recortes de investigação e da Análise da Materialidade Audiovisual, proposta por Coutinho (2016; 2018) e que busca investigar os conteúdos audiovisuais como uma unidade composta por texto e paratexto. Ademais, realizamos também um questionário online com 103 jornalistas e que tem como intuito trazer resultados acerca de suas percepções acerca das disputas de legitimidade que se estabelecem entre o quarto poder e um possível “poder” que emerge no ambiente digital e estaria ligado aos cidadãos/usuários. Nesta medida, utilizamos como estratégia de recrutamento a técnica da Bola de Neve (Vinuto, 2014), de caráter não probabilístico e que tem como objetivo oferecer resultados de questionários enviados de forma on-line a partir da rede de contatos do autor, se dissipando e ganhando novas respostas à medida que o questionário é passado em diante. Deste modo, tanto a análise empírica de materiais veiculados no Twitter do Jornal Nacional, que tem em vista detectar a circulação, capacidade de interação e engajamento e traços de poder desses conteúdos, como também os resultados dos questionários, nos evidenciam formas distintas de ação dos usuários em relação ao jornalismo e de percepção do jornalismo em relação aos usuários. Após este percurso, os resultados apontam para a existência de um poder simbólico atuante e que assume diferentes faces e aspectos no cenário brasileiro, ainda que com questionamentos e com variáveis a serem melhor avaliadas e delimitadas. Neste sentido, propomos a existência de um quinto poder como uma teoria intermediária da comunicação (Braga, 2016; 2020), que é evidenciado através das possibilidades de manifestação dos usuários como um poder que interage; cobra e fiscaliza os conteúdos jornalísticos e os jornalistas; produz e reproduz conteúdos - inclusive de caráter desinformativo-; concorre com os meios de comunicação; e também sofre interferências dos algoritmos e grandes conglomerados digitais, além de membros dos demais poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. Tais percepções nos oferecem elementos suficientes para que a discussão possa ser futuramente ampliada em novos contornos e interfaces, contribuindo com futuros estudos sobre a relação mídias e processos sociais.
Abstract: The objective of this research is to map and understand how the power relations between society, the digital environment and citizens/users are established through Communication actions, observing the great cultural, social, political, economic and regional diversity that permeates Brazil. This is justified by the growing expansion of the digital environment as an alternative space that opens possibilities for the increase of voices and representations of Brazilians, since any user can produce, co-produce and reproduce content, as well as interact with materials. With the growth of internet access, present in 90% of Brazilian households (IBGE, 2021), it is observed that more digital social actors find space and are able to communicate effectively, which results in new discourses and new disputes for power and legitimacy. And it is with these approximations and clashes in mind that we took as the object of preliminary empirical research the publications carried out in 2022 on the Twitter profile of Jornal Nacional, in order to identify issues related to the power relations between journalism and citizens/users. To this end, we resorted to the methods of Document Analysis (Fonseca, 2002; Gil, 2008), used in the stage of collecting materials and defining research excerpts and the Analysis of Audiovisual Materiality, proposed by Coutinho (2016; 2018) and which seeks to investigate audiovisual content as a unit composed of text and paratext. In addition, we also conducted an online questionnaire with 103 journalists that aims to bring results about their perceptions about the legitimacy disputes that are established between the fourth power and a possible "power" that emerges in the digital environment and would be linked to citizens/users. To this extent, we used the Snowball technique as a recruitment strategy (Vinuto, 2014), of a non-probabilistic character and which aims to offer results of questionnaires sent online from the author's network of contacts, dissipating and gaining new answers as the questionnaire is passed on. Thus, both the empirical analysis of materials published on the Twitter of the Jornal Nacional, which aims to detect the circulation, capacity for interaction and engagement and traces of power of these contents, as well as the results of the questionnaires, show us different forms of action of users in relation to journalism and perception of journalism in relation to users. After this path, the results point to the existence of an active symbolic power that assumes different faces and aspects in the Brazilian scenario, although with questions and with variables to be better evaluated and delimited. In this sense, we propose the existence of a fifth power as an intermediate theory of communication (Braga, 2016; 2020), which is evidenced through the possibilities of manifestation of users as a "power" that interacts; collects and supervises journalistic content and journalists; produces and reproduces content - including misinformative content; competes with the media; and also suffers interference from algorithms and large digital conglomerates, as well as members of the other branches - Executive, Legislative and Judiciary. Such perceptions offer us enough elements so that the discussion can be expanded in the future in new contours and interfaces, contributing to future studies on the relationship between media and social processes.
Keywords: Jornalismo em telas
Telejornalismo
Análise materialidade audiovisua
Accountability
Quinto poder
Journalism on screens
TV journalism
Audiovisual materiality analysis
Accountability
Fifth power
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00043
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16171
Issue Date: 24-Oct-2023
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