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Type: Tese
Title: A noção de avaliação da aprendizagem no ensino superior: percepções de docente e estudantes do curso de letras de uma instituição pública
Author: Oliveira, Clarice de Matos
First Advisor: Silva, Marta Cristina da
Referee Member: Sampaio, Thais Fernandes
Referee Member: Reis, Andreia Rezende Garcia
Referee Member: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Referee Member: Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a concepção de avaliação assumida em uma disciplina voltada a estudos da gramática normativa do Português no Curso de Letras de uma universidade pública, bem como a compreensão dos discentes que cursam essa disciplina sobre a função da avaliação, assumindo-se que os processos de avaliação e de ensinoaprendizagem estão diretamente relacionados. Esse objetivo geral se subdivide em outros mais específicos: i) verificar como a gramática normativa foi abordada na disciplina em questão; ii) investigar a concepção de avaliação do docente que ministra essa disciplina; iii) analisar os instrumentos avaliativos utilizados por esse professor; iv) analisar as percepções dos estudantes sobre as atividades avaliativas aplicadas; v) observar em que medida as práticas avaliativas exerceram influência no processo de ensino da disciplina focalizada. O trabalho busca aporte teórico principalmente nos estudos sobre avaliação de Perrenoud (1999) e Luckesi (2011a, 2011b); para discutir sobre a influência da avaliação na aprendizagem dos estudantes, as teorias de Alderson & Wall (1993) e Scaramucci (2006, 2011) e, para abordar as questões do ensino de gramática, as discussões de Franchi et al (2006), Antunes (2003, 2007, 2009), Bagno (2013) e Perini (2014). Para alcançar os objetivos propostos, realizamos um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, a fim de analisar a avaliação da aprendizagem no contexto focalizado. Visando à triangulação dos dados, utilizamos diferentes instrumentos de pesquisa: questionário, entrevista, observação das aulas e análise documental. Os resultados apontam que o docente que ministrou a disciplina desenvolveu um trabalho que ultrapassou o ensino de regras e classificações gramaticais, levando os alunos a refletirem sobre os usos da língua. Além disso, o professor demonstrou compreender a importância da avaliação formativa, buscando usar as atividades avaliativas para analisar se sua forma de trabalho estava adequada para atingir os objetivos propostos, traçando novas estratégias quando foi necessário. Na percepção dos discentes, as práticas avaliativas foram importantes para seu aprendizado, pois foram instrumentos que possibilitaram identificar as lacunas na compreensão do conteúdo abordado. Dessa forma, verificamos que os instrumentos avaliativos foram usados para gerar mudanças no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a sua melhoria.
Abstract: The general objective of this research is to investigate the conception of assessment adopted in a course dedicated to the study of normative Portuguese grammar in the Languages Course at a federal public university, as well as the understanding of students who take this course on the function of assessment, by assuming that it is clear that the assessment and teaching-learning processes are directly related. This general objective is subdivided into more specific ones: i) to verify how normative grammar was approached in such course; ii) to investigate the professor’s conception of assessment who teaches this course; iii) to analyze the evaluation instruments used by that professor; iv) analyze students' perceptions about the applied assessments activities; v) observe to what extent the assessments practices exerted influence on the teaching process of the focused course. The work seeks theoretical support mainly for studies on evaluation by Perrenoud (1999) and Luckesi (2011a, 2011b); to discuss the influence of assessment on students learning, the theories of Alderson & Wall (1993) and Scaramucci (2006, 2011) and, to address issues of grammar teaching, the discussions of Franchi et al (2006), Antunes (2003, 2007, 2009), Bagno (2003) and Perini (2014). In order to achieve the proposed objectives, we carried out a study of a qualitative nature, more specifically a case study, so we could analyze the assessment of learning in the focused context. Aiming at data triangulation, we used different research instruments: questionnaire, interview, observation of classes and document analysis. The results indicate that the professor who taught the subject developed a work that went beyond the teaching of grammatical rules and classifications, leading students to reflect on the uses of language. In addition, the professor demonstrated to understand the importance of formative assessment, seeking to use assessments to analyze whether his way of working was adequate to achieve the proposed objectives, outlining new strategies when necessary. In the students' perception, the assessments were important for their learning, as they were instruments that made it possible to identify gaps in the understanding of the addressed content. Thus, we verified that the evaluation instruments were used to generate changes in the teaching-learning process, contributing to its improvement.
Keywords: Avaliação
Ensino-aprendizagem
Ensino de gramática
Ensino superior
Evaluation
Teaching-learning
Grammar teaching
Higher education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00112
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16166
Issue Date: 31-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Linguística (Teses)



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