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Type: Tese
Title: Cartas para Luan: os descaminhos da inclusão entre afetos, memórias e narrativas
Author: Leite, Gislaine de Fátima Ferreira
First Advisor: Castro, Roney Polato de
Referee Member: Ferrari, Anderson
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Orrú, Sílvia Ester
Referee Member: Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos
Referee Member: Ribeiro, Cláudia Maria
Resumo: A presente pesquisa coloca em evidência a minha trajetória, enquanto professora e pesquisadora, afetada por experiências do cotidiano escolar condicionadas pelas políticas públicas para a Educação Inclusiva e para a Educação Especial na perspectiva inclusiva, como também emaranhada por diferentes memórias e narrativas que tramam meus (des)caminhos e (des)encontros. Dessarte, apresento, nesta teseexperiência, nesta “carta lançada ao mar”, o estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ao trilhar meus caminhos inspirada nas perspectivas pós-estruturalistas, dos estudos foucaultianos e em diálogo com a Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari procuro problematizar os modos como as políticas de inclusão vão se materializando no cotidiano escolar em três Instituições de Ensino pertencentes à Secretaria Regional de Ensino de São João Del-Rei, Minas Gerais: Escola Estadual Duque de Caxias, Escola Estadual Inácio Passos e Escola Estadual Maurício Zákhia. Por esse viés, destaco a necessidade em explorar os (des)caminhos da Educação Inclusiva e buscar por histórias que fujam a linearidade e das caixas que nos enquadram e aprisionam, navegando por cartografias distintas que desenham outras formas de lutas, enfrentamentos e resistência. Por meio de uma escritaexperiencia, navegamos pelos (des)encontros, memórias e histórias que atravessam a educação, especialmente, a Educação Inclusiva. Assim, ao abrirmos a caixa de ferramentas de Michel Foucault, nos deparamos com instrumentos de pesquisa que nos possibilitaram a entrada no labirinto como a metodologia das cartas – cujo “diálogo” deu existência ao Letrarilhar, Sinfonias de Bethowen e Artemísia. Outras ferramentas metodológicas se juntaram as cartas como a análise documental, o questionário e as entrevistas narrativas on-line, com o intuito de promover espaços de escuta sobre as reverberações e as bifurcações da inclusão. Os desafios enfrentados nos microespaços e nos macroespaços da/na educação que visem construir um ambiente escolar inclusivo e adotar práticas pedagógicas também inclusivas para suas/seus alunas/os com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, altas habilidades/superdotação, categorizados como corpos-monstros, como corpos desviantes que não cabem no leito de Procusto, foram contemplados. Tais objeções nos lançam aos mares turvos e agitados na busca por tessituras labirínticas que fujam às mutilações e aos processos excludentes, tão presentes nas instituições educativas. À vista disso, aventuramo-nos pelas águas que refletem Narciso e que banham Ofélia, a partir de encontros epistolares que oportunizaram conhecer e mergulhar pela inclusão menor.
Abstract: This research shows my trajectory as a teacher and researcher, affected by the experiences of daily school life conditioned by public policies for Inclusive Education and Special Education in inclusive perspective, as well as entangled by different memories and narratives that weave my paths and encounters. Thus, I present in this thesis-experience, this "letter launched to the sea", the study developed in the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora. Inspired by post-structuralist perspectives, by Foucauldian studies and in dialogue with Gilles Deleuze and Felix Guattari's Philosophy of Difference, I seek to problematize the ways in which inclusion policies are materializing in the daily routine of the Specialized Educational Service in three Educational Institutions belonging to the Regional Secretariat of Education of São João Del-Rei, Minas Gerais: Duque de Caxias State School, Inácio Passos State School, and Maurício Zákhia State School. From this perspective, I highlight the need to explore the (un)paths of Inclusive Education and search for stories that escape linearity and the boxes that frame and imprison us, navigating through different cartographies that draw other forms of struggles, confrontation and resistance. Through a writing-experience, we navigate through (un)meetings, memories and stories that cross education, especially Inclusive Education. Thus, when we opened Michel Foucault's toolbox, we found research tools that allowed us to enter the labyrinth, such as the methodology of letters - whose "dialogue" gave existence to Letrarilhar, Bethowen's Symphonies, and Artemisia. Other methodological tools joined the letters such as document analysis, the questionnaire, and online narrative interviews, in order to promote listening spaces about the reverberations and bifurcations of inclusion. The challenges faced in the micro and macro spaces of/in education that aim to build an inclusive school environment and adopt inclusive pedagogical practices for their students with disabilities, Autistic Spectrum Disorders, and high abilities/supermodification, categorized as monster bodies, as deviant bodies that do not fit into Procustus' bed, were contemplated. Such objections throw us into troubled and agitated seas in the search for labyrinthine weavings that escape from mutilations and exclusionary processes, so present in educational institutions. In view of this, we ventured into the waters that reflect Narcissus and that bathe Ophelia, from epistolary encounters that gave us the opportunity to know and dive for minor inclusion.
Keywords: Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão menor
Escritaexperiencia
Inclusive education
Special education
Minor inclusion
Writingexperience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00057
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15842
Issue Date: 19-May-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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