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Type: Dissertação
Title: Fotoativismo e fotojornalismo nas eleições de 2018: contra-hegemonia da mensagem fotográfica no Instagram da Mídia NINJA
Author: Costa, Estela Loth
First Advisor: Leal, Paulo Roberto Figueira
Referee Member: Oliveira, Luiz Ademir de
Referee Member: Bara, Gilze Freitas
Resumo: O presente estudo pretende investigar a fotografia e o uso da mesma, compreendendo que é necessário revisitar as intenções sociais inerentes aos processos de pesquisa e seu desenvolvimento. Para isso, passa-se por uma discussão teórica acerca dos fenômenos que envolvem a fotografia e as mídias sociais digitais seguido de trabalho de análise de conteúdo das imagens. O principal objetivo é analisar como a Mídia NINJA utilizou recursos do fotoativismo e do fotojornalismo contra hegemônico na publicação de pautas políticas através do Instagram no período das eleições de 2018. Para isso, propõe-se uma pesquisa do tipo documental para dar conta das imagens das quais serão analisadas a mensagem fotográfica. O projeto se caracteriza como um estudo de caso do Instagram da Mídia NINJA nos meses referentes à campanha eleitoral de 2018. Pretende-se abordar o aplicativo Instagram enquanto uma tecnologia promotora de mudanças nas formas de comunicação, com suas possibilidades de participação, sem perder de vista as contradições que o envolvem. Ademais, propõe-se um levantamento dos temas evocados nas fotografias produzidas naquele período. Foi possível observar que as fotografias publicadas no Instagram da Mídia NINJA no período eleitoral, apresentaram uma equidade na participação da mulher na política popular e institucional. Sendo assim, o presente projeto se justifica em investigar novos usos sociais e funções da fotografia enquanto instrumento de comunicação popular em práticas politicamente orientadas.
Abstract: The present study aspires to investigate photography and its use understanding that it is necessary to revisit the social intentions inherent to research processes and their development. For this, it goes through a theoretical discussion about the phenomena that involve photography and digital social media followed by a work of analysis of the content of the images. The main objective is to analyze how Mídia NINJA used resources of photoactivism and counter-hegemonic photojournalism in the publication of political agendas through Instagram during the 2018 elections. For this, a documentary type of research is proposed to manage the images of which the photographic message will be analyzed. The project is characterized as a case study of Mídia NINJA's Instagram in the months referring to the 2018 election campaign. It is intended to approach the app Instagram as a technology that promotes changes in the forms of communication, with its possibilities of participation, without losing considering the contradictions that surround it. Furthermore, a survey of the themes evoked in the photographs produced in that period is proposed. It was possible to observe that the photographs published on the Instagram of Mídia NINJA during the electoral period showed equity in the participation of women in popular and institutional politics. Therefore, the present project is justified in investigating new social uses and functions of photography as an instrument of popular communication in politically oriented practices.
Keywords: Fotografia
Eleições
Redes sociais digitais
Photography
Elections
Digital social networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15559
Issue Date: 25-May-2023
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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