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Type: Dissertação
Title: Tradução, adaptação transcultural e validação do Body Understanding Measure for Pregnancy Scale
Author: Salzer, Eduardo Borba
First Advisor: Neves, Clara Mockdece
Co-Advisor: Meireles, Juliana Fernandes Filgueiras
Referee Member: Amaral, Ana Carolina Soares
Referee Member: Carvalho, Pedro Henrique Berbert de
Resumo: Introdução: Um dos grandes desafios quanto às pesquisas sobre imagem corporal durante a gestação é a carência de medidas válidas, já que a maioria das pesquisas utiliza instrumentos adaptados para não gestantes. A Body Understanding Measure for Pregnancy Scale (BUMPs) foi desenvolvida na Inglaterra, apresentando bons indicadores de validade para análise da satisfação corporal em gestantes inglesas, sendo composta de 19 itens e três fatores. Em relação ao contexto brasileiro, será o primeiro instrumento que avaliará satisfação corporal na gestação. Objetivos: Adaptar transculturalmente a BUMPs para o Brasil, verificando as propriedades psicométricas (confiabilidade e validade do construto) para grávidas brasileiras. Métodos: Este trabalho caracteriza-se como misto sequencial, e foram delineados dois artigos para atender aos objetivos propostos. Artigo 1: Foram seguidas as recomendações do PRISMA para a construção da revisão sistemática. Os resultados apontaram um total de 13 instrumentos, entre criações e adaptações de escalas, que avaliam aspectos relacionados à imagem corporal de gestante, além da carência de instrumentos válidos para a população de gestantes brasileiras. Artigo 2: Seguiram-se recomendações metodológicas para adaptação transcultural e validação de instrumentos. Dessa forma, solicitou-se a autorização das autoras do artigo original para a utilização do instrumento, seguindo-se dos processos de adaptação transcultural (tradução, retrotradução, comitê de peritos, comitê de especialistas e pré-teste). Ao todo, participaram do pré-teste 29 gestantes adultas (32,23 ± 4,10 anos de idade) e, da análise psicométrica, 681 grávidas adultas (31,08 ± 4,94 anos de idade), independente do período gestacional. As participantes foram recrutadas e participaram de forma on-line, respondendo instrumentos de avaliação da satisfação corporal, insatisfação corporal, autoaceitação corporal, nível de vinculação da mãe com o feto, percepções dos estados internos do organismo, ansiedade e depressão, qualidade do relacionamento, nível de atividade física, além da avaliação sociodemográfica e socioeconômica. O processo de adaptação transcultural apresentou equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual. As análises fatoriais exploratória e confirmatória resultaram em uma estrutura de três fatores com 19 itens, demonstrando um bom ajuste da escala para gestantes brasileiras. Além disso, a BUMPs brasileira apresentou adequados indicadores de confiabilidade, validade convergente e discriminante. Conclusão: A BUMPs demonstrou boas qualidades psicométricas e seu uso é indicado para gestantes adultas brasileiras.
Abstract: Introduction: One of the great challenges regarding body image research during pregnancy is the lack of valid measures, given that most of them utilize instruments adapted to non pregnant women. The Body Understanding Measure for Pregnancy Scale (BUMPs) was developed to measure body satisfaction among English pregnant women. Regarding the Brazilian context, it will be the first instrument that will assess body satisfaction during pregnancy. Objective: Cross-culturally adapt BUMPs for Brazil, verifying the psychometric properties (reliability and validity of the construct) for Brazilian pregnant women. Methods: It is a sequential mixed-method study, and two articles were designed to meet the proposed objectives. Article 1: PRISMA recommendations were followed to conduct a systematic review. The results found a total of 13 instruments, including developed and cross-culturally adapted measures, which assess aspects related to the pregnant woman's body image. There is a lack of valid and reliable instruments to measure body image among Brazilian pregnant women. Article 2: Methodological recommendations were followed for translation and validation of instruments. Therefore, authorization to use the instrument was requested from the authors of the original article, followed by the cross-cultural process (translation, back-translation, expert committee, expert committee and pre-test). In total, 29 adult pregnant women (32.23 ± 4.10 years old) participated in the pretest and 681 adult pregnant women (31.08 ± 4.94 years old) participated in the psychometric analysis, regardless of the gestational period. The participants were recruited and attended online, answering measures of body satisfaction, body dissatisfaction, body self-acceptance, mother's level of attachment to the fetus, perceptions of the body's internal states, anxiety and depression, relationship quality, level of physical activity, in addition to sociodemographic and socioeconomic assessment. The cross-cultural adaptation process presented semantic, idiomatic, cultural and conceptual equivalences. Exploratory and confirmatory factor analysis resulted in a 3-factor structure with 19 items, demonstrating a good fit of the scale for Brazilian pregnant women. Additionally, the Brazilian BUMPs presented indicators of reability, convergent and discriminant validity. Conclusion: BUMPs demonstrated good psychometric qualities and its use is indicated for Brazilian adult pregnant women
Keywords: Gravidez
Imagem corporal
Adultos
Estudo de validação
Psicometria
Pregnancy
Body image
Adults
Validation study
Psychometrics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação Física
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15033
Issue Date: 20-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



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