Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1443
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
magdacristinadeoliveiradias.pdf681.32 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: O uso do origami como recurso didático-metodológico para o ensino de geometria
Author: Dias, Magda Cristina de Oliveira
First Advisor: Casagrande, Rogério
Referee Member: Veloso, Marcelo Oliveira
Referee Member: Mazorche, Sandro Rodrigues
Resumo: O ensino da Matemática, em geral, é considerado muito difícil e desinteressante para muitos alunos, logo precisamos desenvolver atividades motivadoras que despertem o interesse dos mesmos. Desta forma, este trabalho tem por objetivo propor atividades que abordem conceitos e noções de Geometria plana e espacial, usando como recurso pedagógico o Origami. O uso das dobraduras tornam as aulas mais dinâmicas, prazerosas e contribui significativamente para a interação e participação dos alunos na formação de conceitos e conhecimentos. Além de melhorar a concentração e a autoestima dos alunos, o recurso da experimentação permite aos alunos a formulação de conjecturas e a exploração de suas características através do contato. O Origami, além de contribuir para uma aprendizagem efetiva, possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação geral do aluno, como a interdisciplinaridade, a disciplina, o trabalho em equipe, o raciocínio, a concentração entre outras.
Abstract: The teaching of mathematics in general is considered, by many students, very difficult and uninteresting. We must immediately develop motivating activities that arouse the their interest. In this way, this work aims to propose activities adchessing concepts and notions of plane and spatial geometry, using Origami as a pedagogical resource. The use of folds make the classes more dynamic, pleasurable and contributes significantly for interaction and partcipation of students in training concepts and knowledge. In addition to improving concentration and self-esteem of students, the trial feature allows students to formulate conjectures and exploitation of their characteristics througer contact. The Origami contributes for effective learning, enables the development of important skills for the general education of the student such as interdisciplinarity, teamwork, reasoning, concentration and others.
Keywords: Ensino
Geometria
Origami
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1443
Issue Date: 15-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.