Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14085
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinefatimadesouza.pdfPDF/A1.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Nietzsche e Kierkegaard diante do niilismo: construção de sentido existencial a partir dos conceitos de eterno retorno e repetição
Author: Grünewald, Aline Leite
First Advisor: Roos, Jonas
Referee Member: Pires, Frederico Pieper
Referee Member: Souza, Humberto Quaglio de
Referee Member: Valls, Álvaro Luiz Montenegro
Referee Member: Sousa, Mauro Araujo de
Resumo: A presente tese tem como intuito oferecer uma possibilidade de construção de sentido existencial na pós-Modernidade a partir dos conceitos de Nietzsche e Kierkegaard, respectivamente, eterno retorno e amor fati, repetição e ágape. Com a perspectiva de leitura do evento da morte de Deus como fim da metafísica, enquanto um sistema da realidade, associado à caracterização da época pós-moderna com o fim dos metanarrativas, chega-se ao problema do niilismo na contemporaneidade. Ele é lido como a situação de Sísifo transposta para o nosso tempo, ou seja, a repetição mecânica de ações sem sentido, transformando a vida em grande hábito rotineiro. A proposta de solução da problemática se dá com as categorias de eterno retorno e repetição, as quais apresentam uma maneira distinta de enxergar e de experimentar a existência temporal. A elas associam-se os conceitos de amor fati e ágape, como critérios de ação para o alcance de uma existência prenhe de sentido. Embora sejam conceitos advindos de lugares de fala distintos e, por isso, apresentarem suas discordâncias, é no diálogo entre eles que se chegará a uma frutífera perspectiva de significação existencial na pós-Modernidade e que se levará a uma linha de pensamento sobre a religião na pósModernidade.
Abstract: The aim of the present thesis is to offer a possibility of existential meaning construction in post-modernity from Nietzsche and Kierkegaard’s concepts, respectively, eternal return and amor fati, repetition and ágape. With the reading perspective of the death of God event as the end of metaphysics, as a reality system, associated with a characterization of the post-modernity as the end of the metanarratives, one comes to the problem of nihilism in contemporaneity. It is the Sisyphus’s situation transposed to our period, that is, the mechanical repetition of meaningless actions, converting the life in great routine habit. The solution proposal comes from the categories of eternal return and repetition, which present a distinct way of perceiving and experiencing the temporal existence. The concepts of amor fati and ágape are associated to those categories as means to a meaningfully existence. Although these concepts come from distinct backgrounds and so have discordances, it is in a dialogue between them that a fruitful perspective of existential meaning in the post-modernity and a thought about religion in the post-modernity is possible.
Keywords: Eterno retorno
Amor fati
Repetição
Ágape
Niilismo
Religião
Pós Modernidade
Eternal return
Amor fati
Repetition
Agape
Nihilism
Religion
Post-modernity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00114
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14085
Issue Date: 21-Jun-2021
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons