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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Renda, emprego e atividade econômica: consequências da COVID-19 sobre o transporte urbano de passageiros
Author: Lima Júnior, Alexandre de Castro
First Advisor: Betarelli Júnior, Admir Antonio
Co-Advisor: Proque, Andressa Lemes
Referee Member: Montenegro, Rosa Livia Gonçalves
Resumo: A pandemia da Covid-19, iniciada em 2019 na China, rapidamente se espalhou ao redor do mundo, se mostrando um dos maiores desafios sanitários deste século. No Brasil, além da crise sanitária, o surto da Covid-19 agravou a situação econômica em que o País se encontrava. Diversos setores da economia brasileira foram afetados, inclusive as atividades turísticas, a economia criativa, o transporte urbano de passageiros e o transporte aéreo. Nesse mote de pesquisa, essa monografia busca verificar as consequências do Covid-19 sobre a renda, o emprego e a atividade econômica brasileira e principalmente analisar o setor de transporte urbano de passageiros no Brasil com a crise sanitária do Covid-19. Em especial, o trabalho faz uma análise exploratória da crise do serviço que vem ocorrendo no período pré-crise Covid-19, em virtude da política tarifária, do atual modelo de financiamento, da perda de demanda de passageiros ao longo dos anos, dos incentivos dados ao transporte privado de modo que tenha a substituição intermodal do transporte público para o privado, dentre outros motivos. Essas análises podem ser adequadamente captadas por meio de uma análise exploratória de dados de diversas pesquisas nacionais. Para tanto, este trabalho utiliza as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID-19, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a última edição da pesquisa brasileira da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que trata de maneira detalhada dos desdobramentos da pandemia sobre todas as atividades de transporte, incluindo análises para o transporte aéreo que também sofreu com as medidas de restrição da pandemia. Pesquisas da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) compõem a base de dados para caracterizar o cenário, bem como outros estudos da literatura nacional. Os resultados conclusivos mostraram como o setor de transporte urbano foi afetado, uma vez que 95% das empresas de transporte urbano verificaram redução na demanda, 93% apontaram redução no faturamento e cerca de 55% das empresas tiveram que solicitar crédito no ano de 2021, acarretando em mais de 60 mil demissões no setor. Na atividade econômica nacional, os resultados apontaram para uma contração de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB), o maior recuo anual desde que a série histórica foi iniciada em 1996, interrompendo um crescimento de três anos consecutivos, demonstrando a gravidade da pandemia. Sendo assim, políticas públicas mais efetivas são necessárias a fim de salvar o setor.
Abstract: The Covid-19 pandemic, which began in 2019 in China, quickly spread around the world, proving to be one of the greatest health challenges of this century. In Brazil, in addition to the health crisis, the Covid-19 outbreak aggravated the economic situation in which the country found itself. Several sectors of the Brazilian economy were affected, including tourism activities, the creative economy, urban passenger transportation, and air travel. In this research mote, this monograph seeks to evaluate the consequences of Covid-19 on income, employment, and Brazilian economic activity, and especially to analyze the urban passenger transportation sector in Brazil with the health crisis of Covid-19. In particular, the paper makes an exploratory analysis of the service crisis that has been occurring in the pre-Covid-19 crisis period, due to fare policy, the current financing model, the loss of passenger demand over the years, the incentives given to private transportation in order to have intermodal substitution from public to private transportation, among other reasons. These analyses can be adequately captured through an exploratory analysis of data from several national surveys. To this end, this work uses the information from the National Household Sample Survey - PNAD COVID-19, prepared by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), in order to disclose the results of a broad set of indicators. Also used in the analyses will be the latest edition of the Brazilian survey by the National Confederation of Transport (CNT), which deals in a detailed way with the unfolding of the pandemic on all transport activities, including analyses for air transport that also suffered with the pandemic restriction measures. The researches of the National Association of Urban Transportation Companies (NTU) make up the database to characterize the scenario, as well as other studies in the national literature. The conclusive results showed how the urban transport sector was affected, since 95% of the urban transport companies verified a reduction in demand, 93% pointed out a reduction in sales and about 55% of the companies had to apply for credit in the year 2021, leading to more than 60 thousand layoffs in the sector. In the national economic activity, the results pointed to a contraction of 4.1% of the GDP, the largest annual decline since the historical series began in 1996, interrupting a growth of three consecutive years, demonstrating the seriousness of the pandemic. Therefore, more effective public policies are needed in order to save the sector.
Keywords: Covid-19
Transporte urbano de passageiros
Análise exploratória de dados
Urban Passenger Transportation
Exploratory Data Analysis
CNPq: Transporte Urbano
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Economia
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14005
Issue Date: 21-Feb-2022
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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