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Type: Tese
Title: Eficácia escolar das escolas da rede federal de educação profissional: análise dos fatores intra e extraescolares associados ao desempenho dos estudantes e fluxo escolar
Author: Anabuki, Erika Tiemi
First Advisor: Soares, Tufi Machado
Referee Member: Pontes, Luís Antônio Fajardo
Referee Member: Calife, Mariana Nóbrega
Referee Member: Costa, Maria Adélia da
Referee Member: Passos, Marize Lyra Silva
Resumo: A tese teve por objetivo investigar e analisar os fatores intra e extraescolares que influenciam o desempenho dos estudantes de ensino médio das escolas brasileiras, de forma diferencial pelo tipo de rede escolar, com foco nas escolas federais de educação profissional, a partir dos conceitos de eficácia escolar e aplicação aos dados educacionais disponíveis pelo SAEB. A abordagem metodológica empregada nas análises dos dados educacionais em questão foi a modelagem hierárquica uni e multivariada, sendo esta última uma contribuição ao campo de pesquisa da eficácia escolar, uma vez que esta abordagem aplicada aos dados de escolas brasileiras ainda é incipiente, porém mostra-se pertinente por dispor da vantagem de evitar a estimativa de resultados tendenciosos, e a minimização da variância dos erros devido à incorporação da correlação entre as variáveis respostas, circunstâncias estas que usualmente podem ocorrer nos modelos univariados. A construção das medidas educacionais a ser empregada nas modelagens hierárquicas foram realizadas a partir da abordagem da Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio dos modelos de respostas graduadas de Samejima. Os resultados mostraram que as escolas federais de educação profissional foram aquelas que apresentaram os melhores desempenhos nas disciplinas avaliadas no SAEB, e que fatores tanto a nível de aluno e escola impactam no aprendizado dos alunos. Também foram abordados descritivamente os resultados dos índices do Ideb das escolas de ensino médio, públicas e privadas, no ciclo de avaliação do ano de 2017, destacando-se que apesar das escolas federais de educação profissional terem apresentado as maiores médias nas avaliações do SAEB o índice do Ideb médio deste segmento escolar se mostrou inferior ao das escolas particulares. Logo, perante esta contradição foram também abordados os indicadores de fluxo escolar das escolas de ensino médio e proposta uma discussão a respeito da fundamentação metodológica do Ideb.
Abstract: The thesis aimed to investigate and analyze the intra and extra school factors that influence the performance of high school students in Brazilian schools, in a differential way according to the type of educational network, with a focus on federal schools of professional education, based on the concepts of effectiveness school and application to educational data available by SAEB. The methodological approach used in the analysis of educational data in question was uni and multivariate hierarchical modeling, it is a contribution to the research field of school effectiveness, since the multivariate hierarchical approach with data from Brazilian schools is still incipient, although it has the advantage of avoiding the estimation of biased results, and the minimization of the error variance due to the incorporation of the correlation between the response variables in the parameter estimation process, circumstances that can usually occur in univariate models. The construction of the educational measures to be used in the hierarchical modeling were carried out from the Item Response Theory (TRI) approach, through models of graduated responses from Samejima. The results showed that the federal schools of professional education were those that showed the best performance in the subjects assessed in the SAEB, and student and school level factors impact in the student’s learning. The results of the IDEB indexes from public and private schools were also descriptively addressed, noting that despite the federal professional education schools having presented the highest averages among the schools in SAEB evaluations, the average IDEB index from this school segment was lower than of private schools. Therefore, from this contradiction, it was approached a school flow indicators and a discussion about the methodological foundation of Ideb.
Keywords: SAEB
Avaliação em larga escala
Modelos hierárquicos uni e multivariados
TRI
Educação profissional
Eficácia escolar
Ideb
Large scale assessment
Uni and multivariate hierarchical models
Professional education
School effectiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00075
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13617
Issue Date: 29-Oct-2021
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