Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13598
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nathaliaminatelepereirabonfim.pdfPDF/A4.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Interdisciplinaridade entre arquitetura de interiores e design de serviço nos espaços de varejo: diretrizes para o projeto do espaço
Author: Bonfim, Nathália Minatele Pereira
First Advisor: Unanue, Mariane Garcia
Co-Advisor: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Referee Member: Colchete Filho, Antonio Ferreira
Referee Member: Cipolla, Carla Martins
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema dos espaços de varejo a partir dos pontos de vista da Arquitetura de Interiores e do Design de Serviço. A forma de enxergar produtos e serviços está sendo modificada em função das tecnologias disponíveis e dos novos hábitos de consumo. Neste contexto, considerar a experiência do usuário torna-se fator imprescindível para a inovação na oferta de produtos e serviços. O espaço, além de abrigar produtos e oferecer serviços, passa a ser capaz de gerar evidências tangíveis e interferir na experiência do consumidor de maneira única, envolvendo-o de forma pessoal e emocional. Portanto, é crescente a responsabilidade do profissional de Arquitetura em conceber seus projetos de interiores comerciais de forma inovadora, desenvolvendo espaços que, além de atrativos, sirvam a uma experiência significativa para o usuário. Dessa forma surge a seguinte questão: que contribuições o Design de Serviço pode oferecer ao projeto de Arquitetura de Interiores do Varejo? Nesta pesquisa tem-se o objetivo geral de investigar as contribuições interdisciplinares entre a Arquitetura e o Design de Serviço para o ambiente construído dos espaços de varejo. Para atender a este objetivo, a metodologia estrutura-se inicialmente através de uma revisão de literatura sobre os espaços de varejo, Arquitetura e o Design de Serviço. A pesquisa conta com um estudo de caso exemplar de uma loja de roupas femininas e, a partir do qual, será possível propor diretrizes projetuais para a Arquitetura de Interiores de espaços do varejo derivadas da intersecção entre conceitos e ferramentas do Design de Serviço e da Arquitetura. Tem-se como hipótese que o Design de Serviço pode ser utilizado junto ao projeto dos espaços de varejo facilitando para que estes sejam cocriados a partir da perspectiva dos usuários. Ao final, espera-se fornecer contribuições teóricas e práticas para auxiliar arquitetos e designers no planejamento e na criação de serviços e espaços de varejo inovadores. Em um âmbito acadêmico, buscou-se cooperar para o desenvolvimento dos estudos do grupo de pesquisa que relacionam o Design de Serviço ao espaço e à gestão do ambiente construído, além de contribuir para a pesquisa acadêmica de Design de Serviço e Arquitetura do varejo.
Abstract: This research approaches the retail spaces from the perspective of Interior Architecture and Design Service. The way how products and services are seen is being modified due to available technologies and change of consumption habits. In this context, it is crucial to consider the customer experience on the innovation of products and services. The space, besides hosting products and offering services, is also able to produce tangible evidence and intervene on the customer experience in a unique way, involving them personally and emotionally. Therefore, the responsibility of the Architecture professional increases when it comes to conceiving projects of retail spaces in an innovative way, which turn to be attractive to the customer, who also experiences meaningful places. Consequently, a question arises: What contributions might the Service Design offer to the Retail Interior Architecture? In this research, the main purpose is to check the interdisciplinary contributions between Architecture and the Service Design for the built environment of retail spaces. In order to achieve this goal, the methodology firstly consists of a review of literature on Retail Spaces, Architecture and Service Design. The research relates a fictitious case of a female clothing store, from which project guidelines for Retail Interior Architecture will be proposed. These are derived from an intersection between Interior Architecture concepts and tools. The original hypothesis is that Service Design might be used combined with the project of retail spaces, making them able to be co-created by the customers. At the end, it is expected to provide theoretical and practical contributions to assist architects and designers to plan and build innovative retail services and spaces. In an academic level, a cooperation to develop a research group which relates Service Design to the management and space of built environments is being sought. Moreover, it contributes to Service Design and Retail Architecture academic research.
Keywords: Design de serviço
Varejo
Espaços de varejo
Arquitetura
Interiores
Service design
Retail
Retail spaces
Architecture
Indoors
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00279
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13598
Issue Date: 14-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons