Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13534
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santiagotavarespaes.pdfPDF/A1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Qualidade das informações postadas no Instagram por influencers brasileiros em atividade física
Author: Paes, Santiago Tavares
First Advisor: Marocolo Júnior, Moacir
Referee Member: Mourão Júnior, Carlos Alberto
Referee Member: Amorim, Paulo roberto dos Santos
Referee Member: Sasaki, Jeffer Eidi
Referee Member: Oliveira, Helder Zimmermann de
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das informações sobre atividade física postadas nas mídias sociais mais utilizadas por indivíduos fisicamente ativos que se exercitem ao ar livre. No entanto, dado o caráter exploratório da pesquisa, dividiu-se a em 2 fases. Inicialmente 463 indivíduos de ambos os sexos foram convidados a preencher um questionário cujas perguntas estavam ligadas ao: perfil sociodemográfico, nível de atividade física, principais objetivos e busca por informações sobre a prática. As coletas iniciaram presencialmente, porém em função da pandemia do COVID-19, migraram para o cenário online. Os indivíduos participantes foram inicialmente abordados em espaços públicos na cidade de Juiz de Fora - MG, cuja prática de atividade física era realizada ao ar livre. Posteriormente, em função da pulverização dos questionários online, a amostra final apresentou residentes de diversos estados brasileiros. Os resultados descritivos da primeira fase demostraram que dos 418 indivíduos fisicamente ativos que se exercitam ao ar livre, 16,2% indicaram que se exercitam por conta própria, 22,9 buscam informações em mídias sociais, sendo o Instagram a mais citada, e apenas 33,8% relataram procurar profissionais (89%, professores de educação física), para obter informações sobre atividade física. Posteriormente, foi realizada a fase 2 do estudo que consistiu na análise qualitativa das informações postadas pelos influencers em atividade física brasileiros do Instagram mais citados pelos participantes. O objetivo foi realizar uma análise exploratória qualitativa sobre o conteúdo produzido por esses influencers brasileiros. Para verificar a normalidade dos dados foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk. O teste de Kruskal-Wallis ou a análise de variância de uma via (one-way ANOVA) foi conduzido para verificar as possíveis diferenças entre os grupos para a qualidade dos posts, engajamento, número de seguidores, curtidas e comentários. Além disso, o teste de correlação de Spearman foi realizado para verificar o coeficiente de correlação entre as variáveis do estudo. Os dados foram tabulados e analisados usando IBM SPSS Software de estatística (Versão 23.0, IBM Corporation, Nova Iorque, Estados Unidos) e o nível de significância adotado foi de p ≤ 0.05. Os resultados demonstraram que influencers com menor popularidade, micro e medioinfluencers, além de publicarem maior conteúdo 9 informativo sobre a prática de atividade física apresentam maiores critérios de qualidade quanto as informações postadas. Além disso, foi constatado que influencers com maior popularidade apresentam menor correlação com critérios de qualidade associados a posts informativos sobre prática de atividade física (r=-0.353; p<0.05). Em conclusão, indivíduos fisicamente ativos que se exercitam ao ar livre além de buscarem informações sobre prática de atividade física com profissionais, também utilizam mídias sociais, especialmente o Instagram para essa finalidade. Adicionalmente, micro e medioinfluencers são as categorias de influencers em atividade física que mais publicam posts informativos sobre atividade física e com maior número de critérios de qualidade, por outro lado os posts informativos das categorias macro e megainfluencers apresentam baixa qualidade quanto as informações postadas no Instagram.
Abstract: The aim of this study was to assess the quality of information about physical activity posted on social media most used by physically active individuals who exercise outdoors. However, given the exploratory nature of the research, it was divided into 2 phases. Initially, 463 individuals of both sexes were asked to fill out a questionnaire whose questions were linked to: sociodemographic profile, level of physical activity, main objectives and search for information about the practice. The collections started in person, but due to the COVID-19 pandemic, they migrated to the online scenario. The participating individuals were initially approached in public spaces in the city of Juiz de Fora - MG, whose physical activity was performed outdoors. Subsequently, due to the spraying of online questionnaires, the final sample included residents from several Brazilian states. The descriptive results of the first phase showed that of the 418 physically active individuals who exercise outdoors, 16.2% indicated that they exercised on their own, 22.9 seek information on social media, with Instagram being the most cited and only 33 .8% reported looking for professionals (89% physical education teachers) to obtain information about physical activity. Subsequently, phase 2 of the study was carried out, which consisted of a qualitative analysis of the information posted by the influencers on instagram Brazilian physical activity most cited by the participants. The objective was to carry out a qualitative exploratory analysis of the content produced by these Brazilian influencers. To verify the normality of the data, the Shapiro-Wilk test was used. The Kruskal-Wallis test or one-way analysis of variance (one-way ANOVA) was conducted to verify possible differences between groups for quality of posts, engagement, number of followers, likes and comments. In addition, Spearman's correlation test was performed to verify the correlation coefficient between the study variables. Data were tabulated and analyzed using IBM SPSS Statistical Software (Version 23.0, IBM Corporation, New York, United States) and the significance level adopted was p ≤ 0.05. The results showed that influencers with less popularity, micro and medioinfluencers, in addition to publishing more informative content about the practice of physical activity, present higher quality criteria regarding the information posted. Furthermore, it was found that 11 influencers with greater popularity have a lower correlation with quality criteria associated with informative posts on physical activity practice (r=-0.353; p<0.05). In conclusion, physically active individuals who exercise outdoors, in addition to seeking information about physical activity with professionals, also use social media, especially Instagram for this purpose. Additionally, micro and medioinfluencers are the categories of influencers in physical activity that publish the most informative posts about physical activity and with the highest number of quality criteria. On the other hand, the informative posts of the macro and megainfluencers categories have low quality as information posted on Instagram.
Keywords: Atividade física
Exercício físico
Mídias sociais
Instagram
Busca de informações
Physical activity
Physical exercise
Social media
Information search
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação Física
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00066
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13534
Issue Date: 30-Sep-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação Física (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons