Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12511
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaelhenriquescamposdias.pdf3.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Jogos de montar no ensino de arquitetura e sua aplicação como recurso didático no estudo da forma
Author: Dias, Rafael Henriques Campos
First Advisor: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Co-Advisor: Unanue, Mariane Garcia
Referee Member: Colchete Filho , Antonio Ferreira
Referee Member: Dias, Maria Angela
Resumo: Esta pesquisa aborda a utilização dos jogos de montar e os compreende como uma possibilidade de recurso didático para o ensino/aprendizagem da arquitetura e urbanismo, uma vez verificada a carência de recursos didáticos direcionados a esta área. Estes jogos apresentam a potencialidade de material físico tridimensional para instrumentalizar estudantes de arquitetura, sobretudo nos aspectos de concepção da forma arquitetônica. Foram investigados empiricamente um total de nove jogos de montar disponíveis no mercado, idealizados para a arquitetura ou não, sendo empregados como recurso didático para a materialização da forma arquitetônica. Metodologicamente, para atingir o escopo supracitado, cumpriu-se uma revisão bibliográfica, realizou-se a observação de um experimento didático através de exercício de projeto utilizando os jogos de montar em sala de aula e foi aplicado um questionário junto aos alunos envolvidos, na disciplina de Estudo da Forma, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Destaca-se como os resultados desta pesquisa a compreensão dos jogos de montar no meio acadêmico como mais uma possibilidade de mundo projetual para a ativação do pensamento arquitetônico, bem como sua contribuição para instrumentalizar e estimular os processos de experimentação, criação e concepção da arquitetura, o que inclui um cenário lúdico e motivacional.
Abstract: This research deals with the use of building blocks, understanding as a possibility of didactic resource for the teaching and learning of architecture and urbanism, being verified the lack of didactic resources destined to this area. These blocks present the potential of three-dimensional physical material to instrumentalize students of architecture, especially in the design aspects of the architectural form. It was empirically investigated a total of nine sets available on the market, idealized for architecture or not, being used as a didactic resource for the materialization of the architectural form. Methodologically, in order to achieve the aforementioned scope, a bibliographical review was carried out, a didactic experiment was observed through a design exercise, using the blocks in the classroom and a questionnaire was applied to the students involved in the discipline of Study of the Form in Faculty of Architecture and Urbanism, Federal University of Juiz de Fora (UFJF). It stands out as the results of this research, the understanding of the building blocks in the academic environment as another possibility of design, for the activation of architectural thinking, as well as its contribution to instrumentalize and stimulate the processes of experimentation, creation, and conception of architecture, which includes a playful and motivational scenario.
Keywords: Modelos físicos
Jogos de montar
Concepção
Projeto
Arquitetura
Physical models
Building blocks
Conception
Design
Architecture
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12511
Issue Date: 28-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons