Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12440
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessacoutinhomartins.pdf8.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
Author: Martins, Vanessa Coutinho
First Advisor: Thomé, Cláudia de Albuquerque
Referee Member: Reis, Marco Aurelio
Referee Member: Silva, Edna de Mello
Resumo: A partir das relações entre os indivíduos que se estabelecem no campo da comunicação midiática, esta dissertação tem como ponto de partida o conceito de deslizamento da narrativa (FIGUEIREDO, 2010, 2020a), especificamente no ecossistema digital, que proporciona interações em rede. A pesquisa desenvolve um estudo sobre o Wizarding World Book Club, clube do livro de Harry Potter criado pelo Pottermore (atual Wizarding World), ambiente em rede oficial da saga. O Book Club foi criado em comemoração aos 20 anos de lançamento do primeiro livro da saga (em seu idioma original, inglês), “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, com início em 2017 e finalizando suas atividades em 2018. O clube do livro teve como rede social digital central o Twitter, mas apresentou desdobramentos no Facebook, Instagram, Snapchat e Periscope, além do site oficial do universo narrativo em questão, o pottermore.com. Busca-se, nesta dissertação, entender quais foram e como funcionaram as estratégias do Wizarding World Book Club e quaissuas consequências. Como corpus de análise da conversação em rede, o fluxo conversacional proveniente do Twitter, rede social carro chefe da ação, foi delimitado a partir de recorte de seleção de tweets dos próprios organizadores, como forma de verificar os estímulos e respostas desses leitores, bem como o laço social (RECUERO, 2012, 2015, 2018) estabelecido entre esses indivíduos em rede e a empresa por trás da ação. Como metodologia, recorreu-se ao Estudo de Caso proposto por Yin (2015), a partir da estratégia analítica de “construção e explicação”, que prevê uma análise dos dados construindo uma explicação sobre o caso. Ao final, apresenta-se, correlativamente, tabela de estratégias comunicacionais provenientes do clube do livro analisado, amparada em uma visão holística do evento, não apenas de dados oriundos do Twitter. Um constructo que fornece uma melhor apuração das estratégias e contribui para futuras pesquisas do campo.
Abstract: Based on the relationships between individuals who establish themselves in the field of media communication, this master thesis has as its starting point the concept of the sliding of the narrative (FIGUEIREDO, 2010, 2020a), specifically in the digital ecosystem, which provides interactions in this environment. The research presents a study about the Wizarding World Book Club, a Harry Potter book club created by Pottermore (which is now called Wizarding World), the official website of the saga. The Book Club was created to celebrate the 20th anniversary of the first book published (in its original language, English), “Harry Potter and the Philosopher's Stone”, starting in 2017 and ending its activities in 2018. Its main social network was Twitter, but it was also on Facebook, Instagram, Snapchat and Periscope, including the website pottermore.com. This master thesis seeks to find the Wizarding World Book Club strategies and understand how they worked and their consequences. The corpus analyzed was from Twitter interactions, and the data came from the Wizarding World Book Club own tweet selection. Thereby, we were able to verify the stimuli and responses of these readers, as well as the social bond (RECUERO, 2012, 2015, 2018) established between these individuals and the company responsible for it. The methodology used was the Case Study, proposed by Yin (2015), based on the analytical strategy of “construction and explanation”, which provides for an analysis of the data building an explanation of the case. At the end, a table of communicational strategies from the analyzed book club is presented, correlated with a holistic view of the event, not just data from Twitter. A construct that provides a better determination of strategies and contributes to future research in the field.
Keywords: Clube do livro
Redes sociais digitais
Narrativa
Estratégia
“Wizading World Book Club”
Book club
Social Networking Sites
Narrative
Strategy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00010
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12440
Issue Date: 8-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons