Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12434
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rangelzignago.pdfPDF/A3.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rangelzignago-produtoeducacional.pdf19.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Robótica educacional nas aulas de matemática: trabalhos colaborativos com alunos do 8º ano do ensino fundamental
Author: Zignago, Rangel
First Advisor: Silva, Leonardo José da
Referee Member: Bolite Frant, Janete
Referee Member: Scortegagna, Liamara
Resumo: A presente dissertação tem como tema a relação entre aprendizagem matemática e a Robótica Educacional (RE), ao buscar compreender como abordar ângulos e proporcionalidade em um trabalho colaborativo utilizando a Robótica Educacional no 8º ano do ensino fundamental. Esta dissertação tem por objetivos: proporcionar uma reflexão sobre o uso da RE nas aulas de matemática do ensino fundamental; desenvolver oficinas de RE por meio de um olhar pedagógico, possibilitando seu uso em sala de aula e oferecer subsídios para os professores que pretenderem utilizar a RE nas aulas de matemática, abordando o estudo de proporcionalidade e ângulos. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa versa sobre as relações entre educação, tecnologia, mais especificamente no contexto da Robótica Educacional e ambientes de aprendizagem. Partimos dos estudos de Seymour Papert sobre a construção e programação de artefatos, os robôs, e focalizamos sua teoria construcionista que tem influenciado a forma como educadores pensam sobre as direções para reformas na educação e, nesse contexto, sobre os papéis da tecnologia na aprendizagem. Buscamos um olhar pedagógico ao utilizar os conceitos desenvolvidos por Philipe Perrenoud sobre competências e habilidades, e apresentamos também, a partir de Torres e Irala (2014), o conceito de Aprendizagem Colaborativa. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes da Educação Básica de uma escola privada do interior do estado de Minas Gerais. Para buscar a compreensão de nossa pergunta orientadora, elaboramos oficinas onde os dados foram coletados por meio de imagens fotográficas, gravações audiovisuais e questionários. Foram elaboradas e aplicadas duas oficinas, onde os participantes da pesquisa buscaram resolver os problemas propostos utilizando o kit de robótica LEGO® MINDSTORMS Education EV3. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como método de investigação a observação participante. Os resultados sugerem que a Robótica Educacional pode se tornar uma valiosa aliada do professor de matemática, promovendo a criação de projetos, de situações de aprendizagem, em que os participantes colaboram ativamente. Esta investigação pretende contribuir para o aprofundamento da discussão sobre uso da Robótica Educacional nas salas de aula e seus possíveis benefícios para a aprendizagem matemática.
Abstract: This dissertation has as its theme the relationship between mathematical learning and educational robotics, when seeking to understand how to approach angles and proportionality in a collaborative work using Educational Robotics (ER) in the 8th grade of elementary school. This dissertation aims to: provide a reflection on the use of ER in elementary school mathematics classes; develop ER workshops through a pedagogical look, enabling its use in the classroom and offer subsidies for teachers who intend to use ER in mathematics classes, addressing the study of proportionality and angles. The theoretical framework that underlies this research is about the relationship between education, technology, more specifically in the context of educational robotics and learning environments. We start from Seymour Papert's studies on the construction and programming of artifacts, robots, and focus on his constructionist theory that has influenced the way educators think about directions for education reforms and, in this context, about the roles of technology in learning. We seek a pedagogical look when using the concepts developed by Philipe Perrenoud on competences and skills, and we also present, from Torres and Irala (2014), the concept of Collaborative Learning.This research was developed with Basic Education students from a private school in the interior of the state of Minas Gerais. In order to seek understanding of our issue, we created workshops where data were collected through photographic images, audiovisual recordings and questionnaires. Two workshops were developed and applied, where the research participants sought to solve the proposed problems using the LEGO® MINDSTORMS Education EV3 robotics kit. The research is characterized as qualitative, using participant observation as a method of investigation. The results suggest that educational robotics can become a valuable ally of the mathematics teacher, promoting the creation of projects, of learning situations, where the participants actively collaborate. This investigation intends to contribute to the deepening of the discussion on the use of Educational Robotics in the classroom and its possible benefits for mathematical learning
Keywords: Matemática
Robótica educacional
Construcionismo
Aprendizagem colaborativa
Mathematics
Educational robotics
Constructionism
Collaborative learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12434
Issue Date: 9-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons