Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12424
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
beatrizoliveiradossantos.pdfPDF/A3.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
beatrizoliveiradossantos-produtoeducacional.pdfPDF/A2.11 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: As relações pedagógico-metodológicas vivenciadas entre professores que ensinam matemática em um laboratório virtual
Author: Santos, Beatriz Oliveira dos
First Advisor: Escher, Marco Antônio
Referee Member: Oliveira, Rosana de
Referee Member: Barrere, Eduardo
Resumo: A presente pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo identificar as contribuições de um laboratório virtual para a formação continuada de professores e, para isso, analisou a participação de 24 professores em um curso de extensão oferecido na modalidade online. Os participantes fizeram leituras de textos, discutiram sobre alguns temas, compartilharam experiências e manipularam os materiais virtuais durante cinco encontros (síncronos e assíncronos). Observando e analisando questionários, fóruns, salas de discussão e relatos de experiência, percebe-se que os professores se interessam em participar de cursos de formação continuada para aprimorar a sua prática pedagógica e obter experiência com instrumentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, ou seja, os professores buscam instrumentos que possibilitem um processo em que o aluno desenvolva o pensamento científico, crítico e criativo. Devido a presença da tecnologia na sociedade propiciar mais um ambiente para os professores participarem de momentos que contribuam com a sua formação, esta pesquisa foi direcionada para responder o questionamento: “Como o Laboratório Virtual de Pesquisa em Educação Matemática (LaPEM-v) pode contribuir com a formação continuada de professores que ensinam Matemática?”. Neste processo de investigação, notase que o laboratório virtual é um espaço que permite aos professores momentos de reflexão, experiências com materiais manipuláveis e também compartilhamento de experiências e opiniões com outros professores. Esta pesquisa faz uma interlocução de temas que sustentam o laboratório virtual, eles estão sendo discutidos na visão de diversos autores, mas os que mais se destacam são: Castells (1999), que esclarece a presença das tecnologias na sociedade atual, Lorenzato (2006), quanto à definição de laboratório, e Pietropaolo, Campos e Silva (2012), sobre a relevância da formação continuada de professores.
Abstract: This qualitative research has aimed to identify the contributions of a virtual laboratory for the continuing education of teachers and, for that, it has analyzed the participation of 24 teachers in an extension course offered in the online modality. Participants have read texts, discussed some topics, shared experiences and manipulated virtual materials during five meetings (synchronous and asynchronous). Observing and analyzing questionnaires, forums, discussion rooms and experience reports, it was clear that teachers are interested in participating in continuing education courses to improve their pedagogical practice and gain experience with instruments that favor the teaching and learning process of Mathematics, that is, teachers seek for instruments that enable a process in which the student develops scientific, critical and creative thinking. Due to the presence of technology in society, providing an environment for teachers to participate in moments that contribute to their training, this research was directed to answer the question: “How can the Virtual Research Laboratory in Mathematics Education (LaPEM-v) contribute with the continued education of teachers who teach mathematics?”. In this investigation, it is possible to see that the virtual laboratory is a space that allows teachers to reflect, experiences with manipulative materials and also sharing experiences and opinions with other teachers. This research makes an interlocution of themes that support the virtual laboratory, being discussed in the view of several authors, but the ones that stand out are: Castells (1999), which clarifies the presence of technologies in the current society, Lorenzato (2006), regarding the definition of laboratory, and Pietropaolo, Campos and Silva (2012), on the relevance of continuing teacher education.
Keywords: Laboratório virtual
Manipulação virtual
Educação matemática
Formação continuada
Virtual laboratory
Virtual manipulation
Mathematical education
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12424
Issue Date: 18-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons