https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1232
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sebastiaogomesdealmeidajunior.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Adolescentes na cibercultura: sociabilidade e construção de conhecimento – interpretação de registros de uma pesquisa de campo |
Author: | Almeida Júnior, Sebastião Gomes de |
First Advisor: | Silveira Junior, Potiguara Mendes da |
Referee Member: | Pernisa Júnior, Carlos |
Resumo: | Pesquisa com grupos focais de adolescentes, desenvolvida em escola da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, Minas Gerais. A partir de apontamentos teóricos sobre o ambiente comunicacional contemporâneo e a cibercultura, são abordadas questões relativas às tecnologias digitais e seus efeitos socioculturais, voltadas para a apropriação desses dispositivos feita pelas novas gerações na sua interação em rede. Mediante entrevistas semi-estruturadas, seguindo uma perspectiva dialógica, foram produzidos registros contendo falas significativas sobre o comportamento desses jovens relacionado à sua navegação na internet no processo de apropriação das ferramentas de pesquisa e compartilhamento, nos jogos online e nas redes sociais. Tendo como referencial a abordagem histórico-cultural da construção de conhecimento, busca-se compreender de que modo os adolescentes se relacionam e potencializam seu desenvolvimento cognitivo mediados pelos dispositivos tecnológicos no ambiente da cibercultura. As categorias e subcategorias de análise dialogam com as teorias que envolvem temas como: convergência de mídias, inteligência coletiva, emergência, cultura da participação, imersão em ambientes digitais narrativos e sociabilidade em rede. |
Abstract: | Recherche par moyen de focus groups d’adolescents, dévéloppée dans une école publique municipale à Juiz de Fora, Minas Gerais. En prenant pour point de départ des notes théoriques sur l’environnement communicationnel contemporain et la cyberculture, sont abordées des questions concernant aux technologies numériques et leurs effets socioculturels, à propos de l’appropriation de ces dispositifs par les nouvelles générations dans leur interaction dans le réseau. Au moyen des interviews semi-structurées, en suivant une perspective dialogique, ont été réalisés des enregistrements qui apportent des sujets significatifs sur le comportement de ces jeunes par rapport sa navigation sur internet dans l’appropriation des outils de recherche et partage, les jeux em ligne et les réseaux sociaux. En prenant comme référence la théorie historico-culturelle de la construction de la connaissance, cet étude cherche à comprendre comment les adolescents établissent des rapports et potentialisent leur développement cognitif mediés par les dispositifs technologiques d’environnement de la cyberculture. Les catégories et sous-catégories d’analyse dialoguent avec des théories qui englobent des sujets comme les suivants: transmedia, intelligence colective, émergence, surplus cognitif, immersion parmi des environnements numériques narratifs et sociabilité dans le réseau. |
Keywords: | Comunicação Adolescente Cibercultura Educação Redes Sociais Communication Adolescent Cyberculture Éducation Réseaux sociaux |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Comunicação Social |
Program: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1232 |
Issue Date: | 1-Apr-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.