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Type: Dissertação
Title: Inspeção escolar em Minas Gerais: a atuação pedagógica frente às demandas administrativas
Author: Martins, Marcel
First Advisor: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Referee Member: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiu o porquê de a Inspeção Escolar no âmbito da SRE Uberlândia não enfatizar, em suas práticas, as questões pedagógicas relacionadas à gestão das escolas da mesma forma que atua nas questões administrativas e financeiras. A questão norteadora – por que a inspeção escolar não atua nas questões pedagógicas com a mesma ênfase que nas questões administrativas – teve, como objetivos específicos descrever os aspectos da atividade de Inspeção Escolar Regular e Especial no âmbito da SRE, nos eixos pedagógicos e administrativos, analisar a dinâmica do trabalho do Inspeção Escolar, sua organização, as dificuldades apresentadas na execução do plano de trabalho do profissional, e propor instrumentos, técnicas ou metodologias de trabalho que possam auxiliar a atividade do Inspetor Escolar para que ele realize suas atribuições de acordo com a legislação aplicável, priorizando os aspectos pedagógicos que devem nortear todo o trabalho do profissional. Assumimos como hipóteses da falta de uma atuação mais ostensiva da Inspeção na gestão pedagógica, a carência de uma administração adequada do tempo de trabalho e formação continuada em todos os aspectos da gestão para os inspetores. Realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumentos utilizamos questionários semiestruturados que foram aplicados aos inspetores escolares em exercício na SRE Uberlândia. Entrevistamos três inspetores escolares e a gestora da SRE. Como resposta à questão, concluímos pela falta de formação em serviço aos inspetores escolares e a definição das atividades pedagógicas a serem realizadas pela equipe de inspetores, vez que a visão da inspeção escolar, no âmbito da SRE, é de uma inspeção escolar baseada na orientação. O PAE foi elaborado constando de uma formação continuada sobre os aspectos de gestão existentes: pedagógica, administrativa e financeira e é complementado por uma Agenda Pedagógica contendo ações subsidiadas para a Gestão Pedagógica nas Escolas Estaduais. Consideramos, ainda, a necessidade de continuação das pesquisas relativas à práxis da inspeção escolar, tendo em vista as mudanças educacionais que ocorrem ao longo dos anos, bem como o aprimoramento dos instrumentos da agenda pedagógica que a ela devem ser incorporados outros textos normativos e orientadores.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case discussed why the School Inspection within the scope of SRE Uberlândia does not emphasize, in its practices, the pedagogical issues related to the management of schools in the same way that it operates in administrative and financial matters. The guiding question - why school inspection does not act on pedagogical issues with the same emphasis as on administrative issues - had, as specific objectives, to describe aspects of the Regular and Special School Inspection activity within the scope of SRE, in pedagogical and administrative management, to analyze the dynamics of the work of the School Inspection, its organization, the difficulties presented in the execution of the professional's work plan, and, to propose instruments, techniques or work methodologies that can assist the activity of the School Inspector so that he can carry out his duties in accordance with the applicable legislation, prioritizing the pedagogical aspects that should guide all the professional's work. We assume as hypotheses the lack of a more ostensible role of the Inspection in the pedagogical management as the lack of an adequate administration of the working time and continuous training in all aspects of the management for the inspectors. We conducted a qualitative research and as instruments semi-structured questionnaires that were applied to school inspectors in office at SRE Uberlândia. We interviewed three school inspectors and the SRE manager. As an answer to the question, we conclude that there is a lack of in-service training for school inspectors and the definition of pedagogical activities to be carried out by the team of inspectors, since the vision of school inspection, within the scope of the SRE, is that of school inspection based on guidance. The Educational Action Plan was elaborated with continuous training on the existing management aspects: pedagogical, administrative and financial and is complemented by a Pedagogical book containing subsidized actions for Pedagogical Management in public schools. We also consider the need for further research related to school inspection praxis, in view of the educational changes that have occurred over the years, as well as the improvement of the pedagogical book instruments that other normative and guiding texts should be incorporated into.
Keywords: Inspeção escola
Gestão pedagógica
Capacitação
Agenda pedagógica
School inspection
Pedagogical management
Training
Pedagogical Book
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12268
Issue Date: 17-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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