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Type: Dissertação
Title: Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora
Author: Silva, Elisa de Macedo da
First Advisor: Moreira, Sônia Virgínia
Referee Member: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Referee Member: Miranda Júnior, Joaquim José
Referee Member: Oliveira, José Aparecido de
Resumo: A popularização do acesso às mídias digitais, em especial as redes sociais, abriu a possibilidade de uso de espaços on-line para a disseminação de informação e opinião pelo cidadão comum (SHIRKY, 2011). Uma audiência que antes não tinha espaço de grande alcance para expor suas ideias, criticar e interagir com as informações recebidas, encontrou, na internet e nas redes sociais, um ambiente para compartilhar seus pontos de vista sobre qualquer tema, inclusive promovendo ações de propaganda eleitoral e sociológica (ELLUL, 1973), permitindo que os eleitores participassem de fato do debate público por meio de ações organizadas (coordenadas ou espontâneas) nos ambientes on-line e off-line durante o período da campanha eleitoral. Esta pesquisa tem como objetivo registrar e analisar os contextos de produção de sentido do discurso conservador na eleição de 2018, através da atuação da militância e do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Buscar-se-á, ainda, refletir sobre o papel da mídia tradicional em tempo de internet, redes sociais e pouca credibilidade das instituições no Brasil. Em 2018, pesquisa mostrou que "três instituições no universo da representação política" estavam entre as menos confiáveis do país: 68% das pessoas declararam não ter confiança nos partidos políticos; 67% não ter confiança no Congresso Nacional; e 64% na Presidência da República (DATAFOLHA, 2018). Com isso, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre os processos que envolveram o período eleitoral de 2018, considerando em especial a relação entre a percepção da realidade sobre o mundo por parte do público e aquela oferecida pelos meios de comunicação que dizem representá-lo.
Abstract: The popularization of the access to digital media, especially social networks, has opened the possibility of using online spaces for the dissemination of information and opinion by the average citizen (SHIRKY, 2011). An audience that previously did not have much scope to express their ideas, criticize and interact with the information received, found on the Internet and social networks an environment to share their views on any topic, including promoting electoral and sociological propaganda. (ELLUL, 1973), allowing voters to actually participate in the public debate through organized (coordinated or spontaneous) actions in online and offline environments during the election campaign period. This research aims to record and analyze the contexts of meaning making of conservative discourse in the 2018 election, through militancy and candidate Jair Bolsonaro (PSL). It will also seek to reflect on the role of traditional media in Internet time, social networks and the low credibility of institutions in Brazil. In 2018, research showed that "three institutions in the universe of political representation" were among the least reliable in the country: 68% of people stated that they had no confidence in political parties, 67% had no confidence in the National Congress and 64% in the presidency of the United States. Republic (DATAFOLHA, 2018). So, we intend to deepen the knowledge about the processes that involved the 2018 electoral period, considering in particular the relationship between the perception of the public's reality-world and that offered by the media that claim to represent it.
Keywords: Campanha eleitoral 2018
Comunicação
Política
Redes sociais
Conservadorismo
2018 Electoral campaign
Communication
Politics
Social networks
Conservatism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12040
Issue Date: 12-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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