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Type: Dissertação
Title: O processo de compras de material de consumo na UFJF: dilemas, desafios e perspectivas de superação de seus principais entraves
Author: Torres, Sidney Willians Schultz
First Advisor: David, Marcus Vinícius
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão estudado discutiu os principais entraves detectados no processo de compras de material de consumo praticado por 05 Unidades Acadêmicas com perfil semelhante no que concerne à utilização desses materiais em aulas práticas de graduação e atividades de pesquisa, em ambiente laboratorial. Os objetivos definidos para este estudo foram: (1) analisar os principais entraves identificados no processo de compras de 05 Unidades Acadêmicas com grande demanda por material de consumo, buscando propor soluções que viabilizem o aprimoramento do processo; (2) descrever o arcabouço legal que normatiza o processo de compras públicas praticado nos órgãos públicos federais, nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e na UFJF; (3) identificar, no âmbito das 05 Unidades Acadêmicas pesquisadas, o quantitativo de itens de material de consumo que deixaram de ser adquiridos ao longo do período 2010/2018, delimitado pela pesquisa; (4) identificar, no âmbito das Unidades Acadêmicas pesquisadas, quais as categorias de material de consumo foram recorrentemente “Recusadas pelo Executor”, quantificando também esses itens e dimensionando o volume de recursos orçamentários que deixaram de ser aproveitados ao longo do período analisado; (5) identificar e analisar quais as dificuldades encontradas pelos atores institucionais envolvidos no processo de compras das Unidades pesquisadas, bem como as dificuldades observadas quando da requisição desses itens “Recusados pelo Executor”; (6) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) com ações específicas, objetivando melhorar o processo de compras de material de consumo das Unidades Acadêmicas pesquisadas. Assumiu-se como hipótese que as dificuldades detectadas decorrem, entre outros fatores, da ausência de um treinamento mais específico para aqueles diretamente envolvidos no processo, além de deficiências no sistema informatizado que operacionaliza o processo de compras (Siga) e ainda, aspectos envolvendo a legislação sobre o tema. Utilizou-se, como metodologia, uma pesquisa quantitativa e documental (junto ao Siga), seguida de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com os atores diretamente envolvidos no processo de compras. Como instrumento de pesquisa, foram realizadas Entrevistas com roteiro semiestruturado.
Abstract: This dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case to be studied will discuss the main obstacles detected in the procurement process of consumption material performed by 5 Academic Units with a similar profile regarding the use of these materials in practical undergraduate classes and research activities in the laboratory environment. The objectives defined for this study were: (1) to analyze the main obstacles identified in the procurement process of 5 Academic Units with great demand for consumption material, seeking to propose solutions that enable the improvement of the process; (2) to describe the legal framework that regulates the public procurement process performed in federal public agencies, Federal Institutions of Higher Education (IFES) and UFJF; (3) to identify the quantitative items of consumption material that were no longer purchased over the 2010-2018 period delimited by the research, within the scope of the 5 Academic Units surveyed; (4) to identify which categories of consumption material (by sub-elements) were repeatedly “Declined by the Executor”, within the scope of the Academic Units surveyed, and also quantifying these items and dimensioning the volume of budgetary resources that were not used over the analyzed period; (5) to identify and analyze the difficulties faced by the institutional actors directly involved in the procurement process of the Academic Units surveyed, also verifying, more specifically, what difficulties were observed when requesting these items “Declined by the Executor”; (6) to propose an Educational Action Plan (PAE) with specific actions, aiming to improve the procurement process of consumption material of the researched Academic Units. We present as hypothesis that the difficulties detected in the operationalization of the procurement process of consumption material are among other factors due to the lack of more specific training for those directly involved in the process, in addition to deficiencies in the computerized system that operationalizes the procurement process (Siga) and aspects involving legislation on the subject. As a methodology, a quantitative and documentary research (next to Siga) was used, followed by a qualitative field research, with the actors directly involved in the purchasing process. As a research instrument, interviews were conducted with a semi-structured script
Keywords: Processo de compras
Gestão universitária
Material de consumo
Procurement process
University management
Consumption material
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12001
Issue Date: 21-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
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