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Type: Dissertação
Title: Efeito agudo de um benchmark do CrossFit® sobre as funções executivas e parâmetros fisiológicos e a interdependência dos fatores personalidade, habilidades mentais e funções executivas associada aos parâmetros fisiológicos de acordo com a performance
Author: Brito, Michele Andrade de
First Advisor: Miarka, Bianca
Co-Advisor: Carvalho, Pedro Henrique Berbert de
Referee Member: Coimbra, Danilo Reis
Referee Member: Aedo-Muñoz, Esteban Ariel
Resumo: A psicologia associada à neuropsicologia surge com aplicação recente no esporte, analisa relações da cognição, comportamento e fisiologia, ligadas ao desempenho do atleta. Esse panorama apresenta uma modalidade que vem chamando atenção, o CrossFit® - programa de condicionamento físico extremo, com alta intensidade. Este estudo objetiva analisar o efeito agudo de um benchmark do CrossFit® sobre as funções executivas e os parâmetros fisiológicos e investigar a interdependência dos fatores personalidade, habilidades mentais e funções executivas, associados aos parâmetros fisiológicos de acordo com a performance. Os participantes foram divididos em função do próprio desempenho no benchmark, grupo Elite (E) (n=07; idade: 28,9±4,7 anos; pratica: 50,0±13,3 meses), grupo Avançado (A) (n=10; idade: 33,4±4,6 anos; tempo de prática: 27,6±13,8 meses) e grupo Iniciante (I) (n=15; idade: 30,6±7,1 anos; tempo de prática: 22,9±9,2 meses). Pesquisa préexperimental, interdisciplinar, descritiva e transversal, composta por praticantes de CrossFit®. Dividida em duas etapas: primeira, caracteriza-se e compara-se as avaliações antropométricas, personalidade, habilidades mentais e a função executiva entre os grupos; na segunda, comparam-se grupos e momentos pré-WOD e pós-WOD em variáveis fisiológicas (frequência cardíaca, concentração de lactato, pressão arterial diastólica e sistólica) e função executiva no benchmark (WOD Fran) e correlações entre os efeitos fisiológicos e neuropsicológicos. A análise estatística utilizou a ANOVA com fator independente (grupo) e medidas repetidas (pré-WOD versus pós-WOD) e o Coeficiente de Pearson para correlação. Os dados foram descritos em média (M) ± desvio padrão (DP). O resultado mostrou diferença significante em relação ao desempenho no WOD Fran (E: 177,1±29,8 s < A: 314,3±46,8 s e I: 538,2±102,1 s) e, a comparação entre momentos, em funções executivas: total cinco dígitos (A:19,2±3,1 ˃ E:17,4±3,6 e I:18,9±3,6 Pk), leitura (E: 76,4±20,6 Pk ˃ A: 75,5±28,9 Pk e I: 74,6±22,3 Pk), contagem (E: 86,4±10,7 Pk ˃ A: 77,5±20,6 Pk e I: 81,1±21,1 Pk), escolha (E: 89,3±9,8 Pk ˃ A: 89,0±9,7 Pk e I: 74,6±22,8 Pk), alternância (A: 91,0±8,4 Pk ˃ E: 86,4±10,7 Pk e I: 76,4±21,7 Pk), controle (A: 76,5±12,5 Pk ˃ E: 76,4±20,2 Pk e I: 68,6±18,3 Pk), flexibilidade (A: 93,0±6,3 Pk ˃ E: 89,3±9,7 Pk e I: 86,1±11,1 Pk), lactato (E:13,1±1,8 mmol < A: 15,1±3,2 mmol e I: 16,1±3,7 mmol), frequência cardíaca (E:188,0±6,6 bpm ˃ A: 174,1±16,1 bpm e I: 185,1±8,9 bpm), pressão artérial sistólica (E:149,7±11,5 mmHg < A: 151,0±9,2 mmHg e I: 152,5±8,1 mmHg), e pressão arterial diastólica (E: 73,4±6,2 mmHg ˃ A: 72,8±9,6 mmHg e I: 69,3±7,1 mmHg). Correlações significantes no grupo Elite no lactato e aparência (r=0,925, p=0,003) e pressão arterial sistólica e escolha (r=-0,881, p=0,009). Grupo Avançado correlações significantes em tempo do WOD e extroversão (r=-0,660, p=0,038), lactato e confiança (r=- 0,712, p=0,021) e frequência cardíaca e leitura (r=0,873, p=0,001). Grupo Iniciante correlações significantes em tempo do WOD e Realização (r=0,627, p=0,012), lactato e constância (r=-0,752, p=0,045) e lactato e flexibilidade, r=0,731, p=0,002. Os resultados confirmam que o exercício de alta intensidade mostra-se uma estratégia capaz de induzir agudamente os mecanismos fisiológicos e intervir no desempenho das funções executivas e, consequentemente, melhorar o desempenho dos praticantes.
Abstract: Psychology associated with neuropsychology has recently been applied in sport, analyzing the relations of cognition, behavior and physiology, linked to the athlete's performance. This panorama presents a modality that has attracted attention, the CrossFit® - extreme fitness program, with high intensity. This study aims to analyze the acute effect of a CrossFit® benchmark on executive functions and physiological parameters and to investigate the interdependence of personality factors, mental abilities and executive functions, associated with physiological parameters according to performance. Participants were divided according to their performance in the benchmark, Elite group (E) (n=07; age: 28.9±4.7 years; practice: 50.0±13.3 months), Advanced (A) group (n=10; age: 33.4±4.6 years; practice time: 27.6±13.8 months) and Beginner (B) group (n=15; age: 30.6±7.1 years; practice time: 22.9±9.2 months). Pre-experimental, interdisciplinary, descriptive and transversal research, composed of CrossFit® practitioners. Divided into two stages: first, stand out and compare how anthropometric stories, personality, mental skills and executive function between groups; in the second, pre-WOD and post-WOD groups and moments are compared in physiological variables (heart rate, lactate concentration, diastolic and systolic blood pressure) and executive function in the benchmark (WOD Fran) and correlations between physiological effects and neuropsychological. The statistical analysis used ANOVA with independent factor (group) and repeated measures (pre-WOD versus post-WOD) and Pearson's Coefficient for correlation. The data were deviated in mean (M) ± standard deviation (SD). The results showed that there was a significant difference in relation to the performance of the WOD time (E:177.1±29.8 s < A: 314.3±46.8 s and B: 538.2±102.1 s), while there was a difference in executive functions regarding the comparison between moments: total five digits (A:19.2±3.1 ˃ E:17.4±3.6 and B:18.9±3.6 Pk), reading (E:76.4±20.2 ˃ A:75.5±28.9 and B:74.6±22.3 Pk), counting (E: 86.4±10.7 ˃ A:77.5±20.6 and B:81.1±21.1 Pk), choice (E:89.3±9.8 ˃ A:89.0±9.7 and B:74.6±22.8 Pk), shifting (A:91.0±8.4 ˃ E:86.4±10.7 and B:76.4±21.7 Pk), inhibition (A:76.5±12.5 ˃ E:76.4±20.2 and B:68.6±18.3 Pk), flexibility (A:93.0±6.3 ˃ E:89.3±9.8 and B:86.1±11.1 Pk), lactate (E:13.1±1.8 < A:15.1±3.2 and B:16.1±3.7 mmol), heart rate (E:188.0±6.6 ˃ A: 174.1±16.1 and B: 185.1±8.9bpm), systolic blood pressure (E:149.7±11.5 < A:151.0±9.3 and :152.5±8.1mmHg), and diastolic blood pressure (E:73.4±6.2 ˃ A:72.8±9.6 and B:69.3±7.1 mmHg). Significant correlations in the Elite group in lactate and appearance (r = 0.925, p = 0.003) and systolic blood pressure and choice (r = -0.881, p = 0.009). Advanced Group significant correlations in WOD time and extroversion (r = -0.660, p = 0.038) lactate and confidence (r = -0.712, p = 0.021), heart rate and reading (r = 0.873, p= 0.001). Beginner Group significant correlations in time of WOD and Achievement (r = 0.627, p = 0.012), lactate and constancy (r = -0.752, p = 0.045) and lactate and flexibility (r = 0.731, p = 0.002). The results confirm that high intensity exercise is shown to be a strategy capable of sharply inducing physiological mechanisms and intervening in the performance of executive functions and, consequently, improving the performance of practitioners.
Keywords: Psicologia
Esporte
Cognição
Motivação
Resiliência
Robustez mental
Psycholog
Sport
Cognition
Motivation
Resilience
Mental thoughness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação Física
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11853
Issue Date: 27-Jul-2020
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